Ministro da Educação participa de evento, em São Vicente, na segunda (24)

Vicentino, Milton Ribeiro estará na cerimônia de lançamento do Plano de Ações Articuladas 4, no Ilha Porchat Clube

Divulgação - SEICOM

Compartilhe!

Curtir

Vicentino, Milton Ribeiro estará na cerimônia de lançamento do Plano de Ações Articuladas 4, no Ilha Porchat Clube

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará em São Vicente na manhã de segunda-feira (24), onde participa da cerimônia de lançamento da Plataforma PAR 4 – Plano de Ações Articuladas 2021/2024, Plataforma PNE.

Com início às 9h30, o evento será realizado no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 61 - Ilha Porchat), com presença do presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, e demais autoridades públicas da Região Metropolitana da Baixada Santista e de outros municípios do Estado. O espaço está preparado para receber o evento, respeitando todas as medidas sanitárias.

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o ciclo do PAR 4 – 2021-2024, que oferece aos entes federados uma ferramenta de diagnóstico e planejamento de política educacional, para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica.

O PAR é um dos principais instrumentos orientadores das políticas educacionais desenvolvidas pelo MEC, desde 2007, que tem como objetivo a promoção da melhoria da qualidade da educação básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do PNE; a elaboração de planos plurianuais das políticas de educação pelos entes federados, com foco na melhoria do acesso e permanência dos estudantes e na melhoria da qualidade da educação básica nas redes públicas de ensino.

Nesta quarta etapa, o objetivo é fornecer subsídios para garantir a sustentabilidade das ações apoiadas pelo MEC/FNDE e fortalecer os mecanismos de articulação com os sistemas de ensino, por intermédio do desenvolvimento de ações conjuntas, de forma a contribuir para consolidar o regime de colaboração.

Todos os estados, Distrito Federal e municípios podem elaborar o Plano de Ações Articuladas para receber apoio técnico e financeiro do MEC/FNDE.

Ao elaborar o PAR, o estado, Distrito Federal ou município faz um mapeamento da sua rede de ensino e a partir dele, um diagnóstico minucioso da realidade educacional que está estruturado em quatro grandes dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

A partir do diagnóstico, a equipe responsável planeja e desenvolve um conjunto de ações que resultam no PAR.

Vicentino – Nascido no Hospital São José, em São Vicente, o ministro Milton Ribeiro, 62 anos, estudou no Grupão (no prédio que hoje abriga a ETEC Ruth Cardoso) e no colégio Martim Afonso. Quando criança frequentava com a família a sede náutica do Clube de Regatas Tumiaru, no Japuí, mesmo bairro onde fica a escola municipal que homenageia seu pai, Nilton Ribeiro, que atuou por décadas como funcionário público da Cidade. Tem graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, graduação em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Atuou como superintendente da pós-graduação lato sensu, reitor em exercício e vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em Gestão Universitária pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). É ministro da Educação desde 10 de julho de 2020.
 

SERVIÇO

Cerimônia de lançamento do Plano de Ações Articuladas 4 do Ministério da Educação

Data: Segunda-feira (24/05/2021)

Horário: 9h30

Local: Ilha Porchat Clube - Alameda Paulo Gonçalves, 61 - Ilha Porchat – São Vicente/SP

 

Por Renato Pirauá

 

Álbum de Fotos