Em apenas um dia, são aplicadas quase seis mil doses de vacina

Município já antecipou três vezes o cronograma de vacinação, somente em junho; no total, mais de 130 mil doses já foram aplicadas

Compartilhe!

Curtir
Município já antecipou três vezes o cronograma de vacinação, somente em junho; no total, mais de 130 mil doses já foram aplicadas 
 
Esta terça-feira (15) marcou a antecipação de mais um grupo prioritário na campanha de vacinação contra a Covid-19, em São Vicente. Pessoas de 50 a 54 anos, sem comorbidade, receberam a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) e o movimento foi intenso, durante todo o dia, nas unidades de Saúde. Com isso, o Município aplicou 5.799 doses, alcançando o número de 131.723 aplicadas até o momento.

Soma-se a esta quantidade expressiva, as antecipações de públicos-alvos, o que aumenta a esperança por dias melhores e o fim da pandemia. Na próxima sexta-feira (18), será antecipado o grupo de 45 a 49 anos, sem comorbidade. Só neste mês, essa é a terceira vez que a Secretaria de Saúde (Sesau) antecipa o cronograma.
“Essas antecipações são possíveis graças ao planejamento rigoroso do nosso time da Saúde. Nosso desejo é ver toda a nossa população vacinada e protegida, e estamos trabalhando firme para isso. Aproveitamos, inclusive, para fazer um apelo para que as pessoas venham receber a segunda dose do imunizante, quem ainda não tomou, porque só assim a imunização fica completa”, explicou a secretária de Saúde de São Vicente, Michelle Santos. 

Ao todo, são 24.482 mil pessoas deste grupo (45 a 49 anos) que receberão a primeira dose do imunizante.

Para agilizar o atendimento, é importante fazer o cadastro no vacinaja.sp.gov.br.  Também é preciso apresentar o RG e o comprovante de residência nominal.  A imunização é realizada em 26 unidades de saúde fixas e um posto móvel. Todas as UBSs e ESFs aplicam as doses das 9h às 15h30. 

O Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro) e a ESF Rio Branco (Rua Eduardo Cação, s/n) são postos exclusivos com opção drive thru. A vacinação no Brisamar funciona das 9h às 20h (3º piso, loja 329), enquanto o drive thru atende das 9h às 13h (no G7 do estacionamento). Já a ESF Rio Branco atende das 9h às 15h30, em ambas as opções.

Os munícipes também têm a opção de se vacinar aos sábados, no Brisamar Shopping, das 10h às 18h. O drive-thru funcionará excepcionalmente neste sábado (19), das 10h às 14h. 

É importante ressaltar que, em São Vicente, em dias em que não há inclusão de novos públicos na campanha contra a covid, os postos de vacinação funcionam em esquema ‘coronagripe’, ou seja, das 9h às 13h30 para aplicação de doses contra o coronavírus, e das 13h30 às 15h30 para aplicação da vacina contra a gripe.

Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, a antecipação aumenta a esperança. “Seguimos com um trabalho intenso e a recompensa é poder ver toda a nossa população imunizada e protegida”.

Vacinação Solidária – Quem for se vacinar pode ainda realizar um gesto de amor ao próximo, doando um quilo de alimento não perecível no próprio posto de vacinação. A iniciativa faz parte da campanha “Vacinação Solidária”, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). 

Confira os endereços das UBSs e ESFs da Cidade:
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello) 
- UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734) 
- UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225) 
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá) 
- UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n) 
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n) 
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt , 299) 
- ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/nº) 
- UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70) 
- UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11) 
- UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n) 
- UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101) 
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube) 
- UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n) 
- UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n) 
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida) 
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n) 
- ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n) 
- ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, S/N – Catiapoã) 
- ESF Parque Continental (Avenida Central, 940) 
- ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510) 
- ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10 – Vila Ema) 
- ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1760) 
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n) 
- ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)

Por Peterson Gobetti