Cirurgias ginecológicas são retomadas em São Vicente

Procedimento será realizado por encaminhamento médico da rede municipal aos sábados

Compartilhe!

Curtir
Procedimento será realizado por encaminhamento médico da rede municipal aos sábados
 
Uma boa notícia para as mulheres da Cidade. Isso porque a Secretaria de Saúde (Sesau) voltou a realizar as cirurgias ginecológicas em São Vicente, que estavam suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. 
 
O objetivo é restabelecer o serviço no Município, suprindo as demandas da rede de saúde municipal, cuidar e prevenir o agravamento de doenças por conta da demora no atendimento cirúrgico. Será realizada uma triagem das pacientes para diagnosticar a complexidade do atendimento e a real necessidade do procedimento. 
 
Serão duas salas no Centro Cirúrgico, no Hospital Municipal, atendendo sempre aos sábados, em regime de mutirão, e com acompanhamento de anestesista e dois profissionais: um ginecologista e um urologista. As pacientes realizam o pós-operatório no 1º andar da unidade.
 
Até o momento, já foram realizadas dez cirurgias de diferentes tipos, como: laqueadura (esterilização), anexotomia (extração dos anexos do útero), ooforectomia (remoção do ovário), miomectomia (remoção de um mioma uterino), dentre outros. 
 
É importante sempre realizar um acompanhamento médico, para evitar agravamentos de doenças, como explica a secretária de Saúde, Michelle Santos. “O acompanhamento ginecológico deve fazer parte da lista de checkup regular de toda mulher. Isso porque a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma boa saúde. Muitas doenças não se mostram através de sintomas visivelmente perceptíveis”, comenta.
 
Por Nicolas Pedrosa