Mutirão Ecomar recolhe mais de 150 quilos de micro lixo na faixa de areia em SV

Ação foi realizada nas praias do Gonzaguinha e Milionários e reuniu cerca de 100 pessoas

Compartilhe!

1 curtiu
Ação foi realizada nas praias do Gonzaguinha e Milionários e reuniu cerca de 100 pessoas 
 
As praias, cartões postais de São Vicente, costumam receber turistas de todos as regiões do país. Neste sábado (24), as praias do Gonzaguinha e Milionários receberam o segundo mutirão Ecomar de limpeza e educação ambiental, que reuniu quase 100 pessoas e recolheu 158 quilos de micro lixo, como lacres de alumínio, bituca de cigarro, tampinhas de garrafa, entre outros. A primeira ação havia sido realizada em junho, no Itararé. 
 
Apaixonada pelo litoral, Ana Lúcia Jerkic trocou a capital São Paulo por São Vicente no início deste ano. A moradora, que contribuiu com o mutirão, conta que o amor pela paisagem da praia e uma vida mais tranquila foram os fatores principais que fizeram ela escolher a Primeira Cidade do Brasil. "É uma coisa que eu sempre quis fazer. É muito importante a Prefeitura promover iniciativas como essa. Fiquei muito feliz”, conta. 
 
O trabalho de conscientização feito por Ana Lúcia não se restringiu apenas ao mutirão deste sábado. “Tenho o hábito de caminhar pela praia carregando uma sacolinha para recolher o nosso lixo, e o que encontramos pelo chão. Isso gera reflexão nas outras pessoas e a ideia se multiplica”, comenta. 
 
Passando férias em São Vicente, Carina Jerkic, que reside na Itália e é filha de Ana Lúcia, também compareceu ao mutirão e arregaçou as mangas. “Temos que fazer a nossa parte. É muito triste ver o lixo sendo descartado de maneira incorreta, no chão”, lamenta. 
 
Pequenas, mas muito conscientes, Ana Luiza Santos, de 9 anos, e Ana Beatriz, 8 anos, também resolveram ajudar na limpeza do local. “É muito importante contribuir, pois muita gente joga lixo na praia e temos que ajudar o meio ambiente”, diz Ana Luiza. 
 
Ana Beatriz compareceu ao mutirão pela primeira vez, e aprovou a experiência. “Muito divertido. Muita gente deixa de jogar o lixo na lata e isso é muito feio, pois prejudica as plantas e pode causar enchentes”, conta. 
 
Com esse espírito de conscientização e amor pela natureza, a iniciativa visa trazer ao munícipe uma reflexão sobre preservação da natureza, buscando voluntários de todas as idades. O secretário adjunto de Meio Ambiente e Defesa Animal, Leonardo Varallo, detalhou os próximos passos. “Estamos buscando melhorar a comunicação com a população, através de um material educativo que vai ser elaborado para conseguirmos fazer essa aproximação." 
 
O segundo mutirão Ecomar também contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Conti, da secretária de Cultura, Elizângela Bafini, do secretário de Administração, Yuri Câmara e da coordenadora da Juventude, Geovana Albuquerque. 
 
Quem não pôde participar dos dois primeiros eventos, mas tem interesse em fazer parte dos próximos, o cadastro está disponível pelo WhatsApp (13) 99738-6206. 
 
Por Guilherme Sibilio e Isabella Paschoal