São Vicente assina convênio que garante polo da Univesp no Município

Compartilhe!

Curtir


Universidade pública à distância oferece 400 vagas na Cidade; parceria com o Governo do Estado foi firmada na manhã desta segunda (7)


São Vicente é uma das 38 cidades paulistas beneficiadas com novos polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada ao governo estadual. Com isso, a partir desse mês, a Cidade contará com 400 vagas em cursos universitários públicos à distância. A assinatura da parceria ocorreu em cerimônia nesta segunda-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Pedro Gouvêa.

A Univesp é considerada a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos. Com os novos convênios, a instituição chega a 100 pontos no Estado, distribuídos em 63 cidades.

“Destaco que 85% dos estudantes são de escola pública. São Paulo não deixa ninguém para trás, levando ensino universitário, de qualidade, gratuito e à distância. O aluno faz o seu horário e estuda pela internet, com material pedagógico bem elaborado”, comentou o governador.

São Vicente, por exemplo, terá dois pontos. Um na região Insular, outro na Área Continental. São quatro cursos superiores gratuitos à distância (Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia), com 100 vagas cada, distribuídas igualitariamente entre os dois pontos.

“Estamos muito felizes por esse convênio, que oferece oportunidades de estudos de qualidade aos nossos jovens”, comenta o prefeito Pedro Gouvêa, que complementa. “Mais importante ainda é saber que garantimos 200 vagas de nível Superior à Área Continental. Acreditamos que é com oportunidades como essa que transformamos uma Cidade”.

Responsável pela criação do programa, em 2014, o vice-governador Márcio França comemorou a novidade para o Município. “Conseguimos acelerar esse processo e garantir esse polo da Univesp na Cidade, que representa a democratização do ensino público. Parabenizo também o empenho da Câmara Municipal”, comentou, apontando para os vereadores presentes à cerimônia de celebração de convênio.

Já o deputado estadual Caio França, que intermediou o pedido junto ao Governo do Estado, destacou o papel do ensino à distância. “É a modernização do ensino Superior. Se antes havia preconceito, hoje esse método já é visto como uma tendência, que exige muita disciplina e aprendizado dos estudantes”, comenta.

Vestibular – O primeiro vestibular da Univesp realizado na Cidade contou com 860 inscritos. O resultado e a lista de aprovados serão divulgados nessa terça-feira (8). As aulas começarão em 21 de agosto. Segundo Eugênia Marcondes, os preparativos para o início das atividades estão em andamento. “Os tutores são da Univesp, mas os coordenadores são da rede municipal. Eles serão capacitados nos próximos dias”, explica.

O polo central da Univesp será na Emef Constante Luciano Clemente Houlmont (Avenida Antônio Emmerich, 504 – Vila Valença). São espaços físicos, com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade, como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.

Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Univesp e histórico – Criada em 2012, a Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).