Prefeitura de São Vicente inicia instalação de semáforos na Ponte dos Barreiros

Equipamentos auxiliarão as equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes para segurança e controle de tráfego no local

Compartilhe!

Curtir
Equipamentos auxiliarão as equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes para segurança e controle de tráfego no local 

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) de São Vicente iniciou a instalação de semáforos nos acessos da Ponte dos Barreiros na Área Insular e na Área Continental. 

A sinalização deve melhorar o fluxo e a segurança para os condutores e também para os agentes de trânsito e trabalhadores da obra. 

O sinal será acionado manualmente pelos agentes da Setrans. A instalação dos equipamentos faz parte do conjunto de ações adotado pela Prefeitura para melhorar o tráfego e a segurança no local, enquanto durarem as obras da Ponte dos Barreiros. 

Os novos semáforos devem começar a operar na quarta-feira (18). 

“Queremos reduzir o tempo de espera durante os horários de pico e melhorar as condições de visibilidade do condutor em relação ao sistema Pare e Siga. Além disso, com os semáforos, conseguiremos ampliar a segurança de todos os envolvidos no local,, condutores, agentes de trânsito, GCM e Polícia Militar, principalmente à noite", explica o secretário da Setrans, Alexandre Martins. 

Sistema Pare e Siga - O sistema funciona todos os dias, durante 24 horas, e está sendo adotado desde a última quinta-feira (5), a fim de permitir o fluxo controlado nas duas cabeceiras da ponte, e funciona assim:

De segunda a sábado: 

- Entre 6h e 9h – O Pare e Siga privilegia o tráfego de veículos no sentido Área Insular, liberando o tráfego por 10 minutos e interrompendo por cinco minutos para permitir o movimento no sentido contrário (tempo estimado, podendo variar de acordo com a demanda de veículos) 

- Entre 17h e 20h - O Pare e Siga privilegia o tráfego de veículos no sentido Área Continental, liberando o tráfego por 10 minutos e interrompendo por cinco minutos para permitir o movimento no sentido contrário (tempo estimado, podendo variar de acordo com a demanda de veículos). 

Domingos:
Aos domingos, o sistema Pare e Siga opera de acordo com o fluxo de veículos.

Agentes de trânsito e Guarda Civil Municipal
Agentes de trânsito e guardas municipais atuarão de forma contínua em ambos os lados da Ponte dos Barreiros, inclusive no turno da madrugada, das 21h às 6h, a fim de organizar o tráfego, dar suporte aos motoristas e garantir a segurança no local.
Os guardas municipais darão suporte tanto aos agentes quanto aos motoristas, fazendo rondas ao longo das filas. 

Sinalização e estrutura
A sinalização será reforçada dos dois lados, com colocação de faixas e placas indicando o Sistema Pare e Siga e orientando que os motoristas evitem os horários de pico e busquem a rota alternativa, pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Horários de pico
Manhã: entre 6h e 9h
Tarde e noite: entre 17h e 20h 

Orientações gerais
1- Respeite o limite de velocidade na ponte, que é de 40km/h (o radar continua em funcionamento durante as obras);
2- Enquanto as obras estiverem em andamento, é proibido pescar na ponte, sob risco de acidentes;
3 – O sistema Pare e Siga será interrompido para a passagem de veículos em prioridade (Ex.: Polícia, Bombeiros e Ambulâncias em atendimento);
4 – Enquanto estiver na fila, mantenha os vidros levantados e não ostente objetos de valor como celulares, relógios e joias. E sempre que precisar, acione a GCM pelo telefone 153;
5 – Motociclistas: respeitem os limites de velocidade e não façam ultrapassagens no local;
6 – Respeitem as orientações dos agentes de trânsito. 

Por Rafael Henrique