'Só faltava a oportunidade': pessoas em situação de rua recebem certificado

Programa Time Pop forma nove alunos; um deles já está empregado e outro aguarda data da entrevista

Compartilhe!

2 curtiram
Programa Time Pop forma nove alunos; um deles já está empregado e outro aguarda data da entrevista 
 
Radialista, padeiro, cozinheiro, maquiadora, assistente social. Essas são algumas das profissões dos sonhos dos formandos do primeiro curso “Orientações ao Trabalhador Desempregado”, oferecido pelo Centro Pop, em parceria com as Secretarias de Assistência Social (Seas), Planejamento e Assuntos Metropolitanos (Seplan), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect) e o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). A cerimônia de formatura foi realizada na sexta-feira (3), no Salão Nobre da Prefeitura de São Vicente. 
 
 
Citando o poeta Fernando Pessoa em seu discurso, Maria Antonieta Mina foi a oradora que representou os nove alunos da turma. “Tenho em mim todos os sonhos do mundo, como diz o escritor. Para nós, é um passo de cada vez. Enquanto estamos em aula, estamos sóbrios e pensando no nosso futuro. Vocês salvaram todas essas vidas que se formam hoje. O Centro Pop é a minha segunda casa, local onde tem calor humano e atenção para todos.” 
 
A facilitadora Karina Stella Freitas Dias foi quem conduziu os participantes durante o período do curso. Eles tiveram orientações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, quais são as roupas adequadas para usar no dia, o que deve ou não ser falado, como montar um currículo e como identificar as habilidades e competências pessoais e profissionais de cada um. 
 
“Dar esse curso foi muito diferente do que eu estou acostumada a fazer, pois são pessoas com a autoestima baixa, que não têm qualificação ou escolaridade, mas todos acompanharam bem com o nosso auxílio. Um deles, o Deivid, começou ontem a trabalhar em uma marmoraria. Isso é muito gratificante”, contou Karina. 
 
Morador da casa de passagem Reviver, Roberto dos Santos Moreira contou que as aulas ‘passaram uma borracha’ em seu passado. “Esse time de profissionais me ajudou a enxergar novos sonhos. Desde que eu fui acolhido, até minha autoestima melhorou. Estou recomeçando e agradeço a todos pelo meu renascimento.” 
 
O secretário da Sedect, Marcelo Gurgel, reforçou a ideia de que toda conquista merece ser comemorada. “Grandes feitos não exigem grandes obras ou grandes investimentos. Exigem relações humanas, um olhar humanizado para o próximo. Esse é um feito gigante para cada um de nós.” 
 
Derisvaldo dos Reis Santos, de 33 anos, frequenta o Centro Pop desde os 14, e saiu da cerimônia carregando não só o seu certificado, mas também a conquista da sua primeira entrevista de emprego, que está agendada para quarta-feira (8). “É a primeira vez que eu vou fazer uma entrevista na minha vida. Só faltava a oportunidade e essa conquista é uma grande graça para mim. O Centro Pop é a minha casa, é onde a minha família está.” 
 
Talita Correa, secretária da Seplan, destacou a importância dos formandos aproveitarem a oportunidade. “Nenhum obstáculo foi o suficiente para impedir que vocês chegassem até aqui hoje. Considerem-se vitoriosos. Vocês inspiram outras pessoas, são exemplos. Aproveitem essa oportunidade de um novo começo”, disse ela durante o discurso. 
 
Projetos como esse são fundamentais para reduzir a desigualdade social e garantir a dignidade de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade. “O destaque vem de cada um, parte de vocês mesmos. O serviço social tem como objetivo fortalecer os vínculos e vocês estão se mostrando capazes de dar um novo passo”, afirmou Leandro Valença, secretário da Seas. 
 
Para encerrar a cerimônia, o prefeito Kayo Amado ressaltou que cada dia de trabalho administrando São Vicente é uma busca para fazer o melhor pela Cidade e, principalmente, pelas pessoas. “Temos que valorizar cada vitória e vocês chegaram até o fim desse processo. Todos os acertos precisam ser comemorados e os erros devem servir de aprendizado para que possamos sempre melhorar. Que bom que vocês agarraram essa oportunidade e hoje estão aqui para celebrar esse momento”, disse durante a cerimônia. 
 
                                               
Confira o currículo dos formandos clicando nos nomes: 

Reginaldo Augusto Pereira dos Santos, 47 anos. 
Ensino Médio completo. Experiência como ajudante de motorista e balconista.

Maria Antonieta Mina, 43 anos.
Ensino Médio completo. Experiência como vendedora autônoma e manipuladora de fantoches.

Leandro Garcia Paixão, 38 anos.
Ensino Fundamental incompleto. 
Experiência como ajudante de obras.

Roberto dos Santos Moreira, 42 anos.
Ensino Fundamental (cursando 8º ano). Experiência como cabo man, auxiliar de câmera e açougueiro.

Jéssica Acioli, 32 anos.
Ensino Médio incompleto (até 1º ano). Experiência como ajudante geral de cuidador de idosos, atendente de lanchonete e reciclagem.

Eduardo Valdivino da Silva, 57 anos.
Ensino Fundamental. Experiência no setor de compras e encarregado de equipe.

Djossili Carolina Felix Soares, 33 anos.
Ensino Médio completo. Experiência como cuidadora de idosos e operadora de telemarketing. 

Derisvaldo dos Reis Santos, 32 anos.
Ensino Fundamental incompleto (até a 4ª série). Experiência como ajudante de obras, ajudante geral e reciclagem.

Deivid Adriano Gomes P. dos Santos, 46 anos.
Ensino Fundamental. Experiência como marmorista e garçom. 


Texto por Isabella Paschoal
Fotos por Cynthia Rocha

Arquivos para Download