Ambulatório Antitabagismo é inaugurado na UBS Central

Compartilhe!

Curtir


Serviço oferece aos fumantes um tratamento gratuito para o abandono do uso do tabaco


A partir de hoje (29), São Vicente oferece um novo serviço para os munícipes que desejam parar de fumar. Foi inaugurado nesta data o Ambulatório Antitabagismo, que funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, localizada na Avenida Antonio Emmerich, 509.

O equipamento é o primeiro do gênero no Município e prevê o atendimento de 150 pessoas no próximo trimestre, segundo a Secretaria da Saúde (Sesau).  A inauguração foi feita justamente no Dia Nacional de Combate ao Fumo, conforme a Lei Federal nº 7488/86. A data foi instituída para conscientizar a população sobre os riscos do uso do tabaco para a saúde.

O prefeito Pedro Gouvêa, presente na cerimônia de inauguração, enalteceu a importância do ambulatório para a Cidade. “Este equipamento vem ao encontro de tudo o que temos trabalhado, especialmente na questão da qualidade de vida da nossa população”.

O espaço é destinado a fumantes que desejam interromper o vício através de um tratamento durante três meses, em média. O programa é gratuito e inclui acompanhamento psicológico, medicamentos e rodas de conversa para informar aos participantes os males da prática. Esses encontros são realizados com um grupo de 10 a 15 pessoas uma vez por semana, durante 1h30.

De acordo com a médica Ana Lúcia Passarelli, da Atenção Básica, quase 80% das pessoas que iniciam o consumo de tabaco são menores de 18 anos. “Nós percebemos que havia uma lacuna que precisava ser preenchida na Cidade”, destaca.