Força Amiga: Fundo Social lança projeto para mulheres com câncer de mama

Projeto traz atividades em grupo e apoio de profissionais uma vez por semana

Compartilhe!

Curtir
Projeto traz atividades em grupo e apoio de profissionais uma vez por semana

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) elaborou um projeto chamado Força Amiga, que apoia mulheres na luta contra o câncer de mama. A presidente do FSS, Thaynã Carneiro, buscou voluntárias que pudessem participar nessa missão. “Abrimos espaço para escutar, apoiar e acolher todas essas mulheres. Cada uma tem sua história de vida e dificuldades. Tentamos nos aproximar delas e fornecer um ambiente onde possam ser elas mesmas e buscar inspiração umas nas outras. Espero que esse grupo seja fortalecido a cada semana, e consiga conquistar mais mulheres, para que todas se sintam acolhidas e compreendidas”, contou Thaynã.

Nesta semana, o encontro do grupo contou com aula de yoga da professora voluntária Tatiana Moraes Branco. “A atividade física pode ser mais que um reforço físico e mental para elas. É um meio de descarregar um pouco da tensão e das preocupações. Ouvi-las é sempre um prazer, é uma troca muito boa. Esse grupo foi um presente para mim.” 

Além da prática de exercícios físicos, as participantes tiveram apoio psicológico em grupo, com a profissional Gabriela Andrade Reis, que montou uma atividade para que todas pudessem se sentir confiantes e compreendidas. “As pessoas precisam se identificar no outro ser humano. Geralmente as pessoas que têm um diagnóstico de câncer, não se enxergam mais incluídas na sociedade. Muitas acham que ninguém vai entender e, estando em grupo, elas podem se identificar, fazer amizades, se inspirar, e ter ao lado alguém que entenda o que elas estão passando”, explicou a psicóloga. 

Mulheres com câncer que queiram participar do grupo precisam ligar para o Fundo Social de Solidariedade, pelo (13) 3467-9118, e se inscrever. Os encontros são feitos semanalmente na sede do FSS-SV, localizado na Rua Benedito Calixto, 205 - Centro. 
“Esse acolhimento muda muita coisa pra nós, porque durante a batalha contra o câncer, precisamos de apoio de nutricionistas, psicólogos, outras mulheres que passam por isso. Com essa dinâmica e rede para nos apoiar, esse projeto vai nos beneficiar de muitas maneiras”, contou Maria Adriana da Silva, participante do grupo. 

Por Manoela Lopes