São Vicente se veste de rosa para o mês de conscientização sobre o câncer de mama

Captação de mulheres para a realização de mamografias, exposição sobre o tema e roda de conversa são algumas das ações que serão promovidas no Outubro Rosa

Compartilhe!

Curtir

Captação de mulheres para a realização de mamografias, exposição sobre o tema e roda de conversa são algumas das ações que serão promovidas no Outubro Rosa

A Prefeitura de São Vicente preparou uma programação especial para o Outubro Rosa, envolvendo diversas secretarias e departamentos. Coincidentemente, neste ano o tema ganhará o olhar feminino de Sandra Conti, prefeita em exercício até 10 de outubro, durante a viagem do chefe do Executivo, Kayo Amado, ao México, onde ele participa do ‘Smart City Expo Latam Congress 2021´.

Iluminação

O mês de outubro já começou com ações em São Vicente, e o tom da conscientização coloriu alguns pontos estratégicos do Município, logo na noite de sexta-feira (1°/10). Quem passar pela Cidade neste mês contemplará três locais tradicionais de São Vicente iluminados de rosa: o prédio da Prefeitura, o Memorial dos 500 Anos (Monumento Niemeyer), no alto da Ilha Porchat, e o Marco Padrão, na praia do Gonzaguinha.

Exposição ‘Um toque para a vida’

Nesta semana será inaugurada a exposição “Um toque para a vida”, no hall de entrada do Paço Municipal, que apresentará painéis contendo dados de incidência do câncer de mama no Brasil e em São Vicente; História do Outubro Rosa; O Autoexame; Rede de Atendimento em São Vicente e frases de mulheres que venceram o câncer de mama e servem de inspiração para outras mulheres. A mostra ficará aberta ao público, gratuitamente, até o fim do mês.

A exposição também contará com um ponto de arrecadação de lenços de cabeça para doação a mulheres que perdem os cabelos durante os tratamentos de quimioterapia.

A data e o horário exatos da abertura da exposição serão divulgados em breve.

Captação de mulheres

Em São Vicente, a adesão para a realização de mamografias ainda é baixa. São realizadas em média, 1.000 mamografias por mês, sendo 800 no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), e 200 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

A fim de captar mulheres que ainda não passaram pelo procedimento ou estão em atraso com os exames, a Secretaria de Saúde (Sesau) fará uma ação de captação de mulheres da Cidade, no Festival da Primavera (Praça 22 de Janeiro – Gonzaguinha), no sábado (9). Profissionais de Saúde abordarão as mulheres, cadastrando e agendando 72 exames de mamografia na rede municipal.

Roda de Conversa e distribuição de laços cor-de-rosa

Ainda no sábado (9), às 16h, no Festival da Primavera, será realizada uma roda de conversa, no palco do evento, com a presença da prefeita em exercício, Sandra Conti, profissionais de Saúde e mulheres que venceram ou estão enfrentando o câncer de mama.

Após o bate-papo, a prefeita em exercício, Sandra Conti caminhará pelo Festival da Primavera, distribuindo laços cor-de-rosa, símbolo do Outubro Rosa.

No local, também haverá um ponto de coleta de lenços.

Outras ações

- Pintura dos letreiros “Eu Amo São Vicente”, na divisa do Itararé e na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha, com temática do Outubro Rosa. A ação será no sábado (9).

- Gravação do Podcast Outubro Rosa – com a prefeita em exercício, Sandra Conti

- Gravação do Giro de Primeira – trazendo notícias da programação do Outubro Rosa em São Vicente, gravado somente pelas mulheres da Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom).

Ações da Secretaria de Saúde

- Mobilização das mulheres para a realização dos exames de rastreamento do câncer de mama – Ampliação da oferta do exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, com agenda no CAD. A unidade terá cartazes informativos e as mulheres agendarão os exames diretamente na recepção.

- Mobilização das mulheres para a realização dos exames de rastreamento do câncer de colo de útero – Ampliação da oferta do exame de citopatológico do colo de útero em mulheres de 25  64 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, com agenda nas UBS´s e ESF´s.

- Movimento “Vestindo Rosa” – Durante alguns dias de outubro, a começar por esta segunda-feira (4) pelos profissionais que atuam dentro da Secretaria de Saúde, servidores das unidades comparecerão vestindo roupas de cor rosa, e desenvolverão ações de conscientização, tais como:

- Caminhada / atividade física – com participação do NASF (nutricionista e fisioterapeuta)

- Rodas de conversa e educação em saúde em salas de espera e acolhimento, com relatos de pacientes que venceram o câncer.

- Lenços solidários –Nas unidades de saúde haverá pontos de coleta de doações de lenços, muito importantes para mulheres em tratamento de câncer. Eles ajudam a melhorar a autoestima dessas mulheres.

- Capacitação e atualização - em citologia para 100% dos enfermeiros e enfermeiras da Atenção Básica.

 Disk Mamografia –mulheres de 50 a 69 anos que tenham feito o exame de mamografia há mais de um ano poderão agendar o exame através de um telefone que será lançado nos próximos dias.

- Sábado, dia 16/10 –durante o Dia D da Multivacinação, as unidades UBS Central, UBS Praça Vitória, ESF Japuí, UBS Vila Margarida, Unidade Saúde da Mulher, ESF Humaitá, ESF Samaritá e ESF Rio Branco II irão realizar um mutirão de coleta de preventivo e ofertar a mamografia para o público-alvo, com agendamento no mesmo dia. A ideia é aproveitar as mães que levarem seus filhos para a atualização da caderneta de vacinação para também colocar a saúde delas em dia.

- Dia da Servidora – incentivo às mulheres da Saúde Municipal, para que elas agendem a consulta médica e realizem os exames.

As datas e horários das ações da Secretaria de Saúde serão divulgados pontualmente, com mais detalhes.

 

#OutubroRosaSV

A Prefeitura de São Vicente criou a hashtag para incentivar a população a postar fotos e momentos nas redes sociais, com roupas cor-de-rosa, nos monumentos iluminados, e em momentos que despertem a consciência sobre o Outubro Rosa. Ao postar ou compartilhar nas redes sociais, é só incluir #OutubroRosaSV.

 

Câncer de Mama

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

É importante ressaltar que o câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – Inca

 

Rede de Atendimento para mulheres de São Vicente

MULHER COM MAIS DE 50 ANOS:

Com a última mamografia realizada há mais de um ano, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para agendamento da mamografia diretamente na recepção. Outra opção é passar os dados para o seu agente comunitário de saúde. 

MULHER COM MENOS DE 50 ANOS

Com quadros suspeitos de nódulos (durante o autoexame) ou histórico familiar de câncer de mama (mãe ou irmã), deve procurar a unidade de saúde para agendamento de consulta e/ou exame. Os casos serão avaliados para verificar o melhor exame a ser feito.

Em São Vicente, a mamografia é realizada no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), e poderá ser realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).

Em caso de exames alterados, será necessário retorno ao médico da unidade para realização de novos exames ou encaminhamento para especialista. Se necessário, a paciente será direcionada para a Rede Hebe Camargo, para iniciar tratamento.

Por Peterson Gobetti