São Vicente terá 'Dia V' da Multivacinação neste sábado (16)

Atualização da caderneta de vacinação atende de recém-nascidos a jovens menores de 15 anos; responsáveis também poderão se imunizar contra a Covid-19

Compartilhe!

2 curtiram
Atualização da caderneta de vacinação atende de recém-nascidos a jovens menores de 15 anos; responsáveis também poderão se imunizar contra a Covid-19

O público-alvo da Campanha de Multivacinação terá um dia a mais para atualizar a caderneta em São Vicente. Isso porque, neste sábado (16), será realizado o ‘Dia V’ da Multivacinação. Ao todo, 20 postos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), vão funcionar das 9h às 15h30, nas áreas Insular e Continental.  

O objetivo é oferecer mais um dia, no fim de semana, para aqueles que não conseguem levar seus filhos para vacinar de segunda a sexta. “É mais uma oportunidade que abrimos, colocando nossas equipes nos postos, para oferecer vacinas que protegem contra várias doenças. É extremamente importante que as pessoas compareçam nas unidades e atualizem a caderneta de seus filhos”, enfatiza a secretária de Saúde, Michelle Santos.

Outro destaque é que os responsáveis pelas crianças ou adolescentes, que ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19, também podem aproveitar para se imunizar.
Essa é mais uma medida adotada a fim de aumentar a cobertura das vacinas de rotina. “Devemos vacinar as crianças e jovens para que as doenças não circulem entre eles. Muitas enfermidades já foram erradicadas por conta das vacinas. Os pais devem ficar atentos à atualização das doses”, reforça a Luciana Schiavetti, diretora de Vigilância em Saúde.

Mesmo que a caderneta esteja completa, é importante verificar junto à unidade de saúde se alguma vacina precisa ser atualizada, com o objetivo de garantir a proteção das crianças e adolescentes. 

Na campanha, serão aplicadas as vacinas:

Até 7 anos
BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A e Varicela.

Entre 7 e menores de 15 anos
Hepatite B, Febre amarela, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócia ACWY e HPV quadrivalente

Covid-19 – Os adolescentes de 12 a 15 anos, que estão sendo imunizados contra a Covid-19, não precisam intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente, com exceção do imunizante que previne contra a gripe. Neste caso, é necessário respeitar um intervalo de 14 dias.

Campanha de Vacinação contra a Covid - Neste sábado (16), os acompanhantes das crianças e adolescentes também podem aproveitar para tomar a vacina contra a Covid-19. As unidades aplicam o imunizante, das 9h às 15h30. Será possível atualizar a caderneta do menor de idade e sair imunizado contra o novo coronavírus. 
Brisamar Shopping - aplica o imunizante contra a Covid-19 aos sábados. A loja 329, do 3º andar, funciona das 10h às 18h e o drive-thru começa às 10h e termina o expediente às 17h.  

Documentos - Para a Multivacinação, é preciso apresentar a caderneta e o RG da criança ou do adolescente.
Para quem for receber a vacina contra a Covid-19, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência em São Vicente. 

Confira os postos do Dia V, neste sábado, das 9h às 15h30:

Área Continental
- ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n) 
- UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n) 
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n) 
- ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10 – Vila Ema) 
- UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
- ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)  
- ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)
- UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11) 

Área Insular
- UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101) 
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello) 
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n) 
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n) 
- UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n) 
- ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, S/N – Catiapoã) 
- UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida) 
- UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225) 
- UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n) 
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt , 299) 
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá) 

Por Nicolas Pedrosa