São Vicente empossa membros da Comissão de Revisão do Plano Diretor

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Representantes de diversos segmentos da sociedade debaterão estratégias para o desenvolvimento do Município


O grupo que debaterá o futuro de São Vicente e buscará estratégias para o desenvolvimento da Cidade já está formado. Na noite de terça-feira (26), o prefeito Pedro Gouvêa empossou os membros da sociedade vicentina que integrarão a Comissão Técnica de Revisão do Plano Diretor (Coplad) de São Vicente. A cerimônia ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal.

Inicialmente, estavam previstos 18 membros para a comissão. Gouvêa, no entanto, anunciou que deverá aumentar o número de cadeiras, a fim de ampliar a discussão. “O importante é a representatividade. O cidadão deve compreender que ele pode e deve ser ouvido neste processo de debate”.

Diversos segmentos da sociedade estarão representados no Coplad, que debaterá sobre quatro aspectos principais: físicos (incluindo discussões sobre geografia e meio ambiente); urbanísticos (infraestrutura e saneamento, habitação, mobilidade urbana); econômicos (economia, finanças e mercado de trabalho); sociais (demografia, educação, saúde e segurança pública).

A Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sejur) presidirá os trabalhos. Dentre as competências da função, estão a organização das pautas das reuniões, convocação de membros, cumprimento das deliberações da comissão, entre outros. Já a Secretaria de Projetos Especiais (Sepes) será a secretaria-executiva do Coplad.

“O atual plano diretor está defasado. É fundamental que São Vicente promova essa discussão para saber para onde está caminhando”, comenta o secretário de Projetos Especiais, Adão Ribeiro. Até o final do ano, o Coplad deve concentrar as discussões no desempenho recente da Cidade. “A partir daí, faremos um diagnóstico sobre os últimos anos, que servirá como pauta para planejar o amanhã”, complementa.

O atual plano diretor de São Vicente data de 1999. A revisão é fundamental, por exemplo, para apontar a vocação do Município. Neste contexto, serão convocadas audiências públicas, a fim de que toda a sociedade possa ser ouvida. Além disso, secretarias municipais estratégicas e entidades representativas de diversos segmentos têm pauta cativa na comissão.

Confira, abaixo, as cadeiras e integrantes do Coplad, já oficializados por decreto municipal:

– Secretaria de Assuntos Jurídicos: Bernadete Bacellar do Carmo Mercier (titular) e Carlos Alberto Barletta (suplente);

– Secretaria de Projetos Especiais: Adão Antonio Ribeiro Júnior (titular) e Rodrigo Santos do Rosário (suplente);

– Secretaria de Meio Ambiente: Vitor Carlos Vitório do Espírito Santo (titular) e Silmara Casadei (suplente);

– Secretaria de Governo: Jefferson Geraldo Teixeira (titular) e Sandra Regina Mota Guimarães (suplente);

– Secretaria de Obras Particulares: Elizeu Gonzalez Cação (titular) e Douglas Laranja (suplente);

– Secretaria de Trânsito e Transportes: Alexandre de Almeida Costa (titular) e Oswaldo Bueno (suplente);

– Secretaria de Habitação: Edson Brasil da Silva (titular) e Luiz Terra (suplente);

– Secretaria da Fazenda: Mirian Cajazeira (titular) e Irajá Vieira dos Santos (suplente);

– Gabinete do Prefeito: Armindo Monteiro Batista Júnior (titular) e Mauro Luiz Preto (suplente);

– Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários: Kelerson Júlio de Oliveira Silva (titular) e Regina Ponte do Carmo (suplente);

– Câmara Municipal: Gustavo Bensdorp Palmieri (titular) e Higor de Oliveira Ferreira (suplente);

– Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Alexandre de Araújo (titular) e Washington Luiz Fernandes Ribeiro (suplente);

– Representando os profissionais de Arquitetura: Edison Eloy de Souza (titular) e Edgar Gonçalves Dante (suplente);

– Representando os profissionais de Engenharia: Nízio José Cabral (titular) e Marcelo Santos Olintho (suplente);

– Conselho Municipal de Meio Ambiente: Marcos José Bezzerra da Silva (titular) e Rogério Alexandre Lux (suplente);

– Representando os empresários da Construção Civil: Gustavo Zagatto Fernandes (titular) e Luiz Antonio Paiva dos Reis (suplente);

– Movimento de Moradia Casulo: Humberto Figueiredo (titular) e Janaína Oliveira de Lins (suplente);

– Representando os proprietários de estabelecimentos comerciais: Eugênio Francisco Marques Cação (titular) e Vitor de Jesus Figueiredo (suplente);

– Associação de Transporte Alternativo: José Carlos dos Santos (titular) e Jorge Antônio Brandão Guimarães (suplente);

– Conselho Regional de Contabilidade: Gilson Freire de Araújo (titular) e Marcelo Rocha (suplente).