Catis São Vicente realiza formatura de alunos de informática básica

Compartilhe!

Curtir
Evento aconteceu nesta sexta (8), com presença de 130 alunos

O Centro de Acesso as Tecnologias e para Inclusão Social (Catis) realizou a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Informática Básica para 130 alunos. A solenidade aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.238 – Parque Bitaru), na manhã desta sexta-feira (8).

Com quatro meses de duração, o curso é voltado para o aprendizado de informática para aqueles que nunca tiveram contato com o computador ou para quem já têm uma pequena noção. Alunos com idades entre 14 e 70 anos, aprenderam a utilizar softwares livres como Writer (editor de texto), Impress (produção de apresentações), Calc (planilhas eletrônicas) e Internet.

Segundo a Professora Ana Selma Xavier, o mais interessante dessa experiência é justamente a interação entre as idades, que é bem diversificada. Os mais velhos aprendem muito com os mais novos e vice-versa.

“Hoje em dia, até para se fazer compras é preciso de e-mail ou entrar em algum site, então um curso de informática é essencial para inserir as pessoas nessa geração conectada”, afirmou Ana.

As aulas aconteceram no Sindicato dos Trabalhadores Empresas Ferroviárias Zona Sorocabana (Rua Marcílio Dias do Nascimento, 318 – Catiapoã) e na sede da Subprefeitura (Av. Deputado Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco). Devido à grande procura, o Catis abriu quatro novas turmas neste segundo semestre, formando 36 alunos a mais em relação à edição passada.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho, Jorge Luiz Soares, ressaltou que o curso oferece muito mais que o aprendizado de uma nova ferramenta tecnológica. “Essa capacitação carrega um trabalho de caráter social muito grande e promove de fato a inclusão digital dando muitas vezes a primeira oportunidade de um cidadão ter acesso a um microcomputador“.

Para quem quiser fazer como Leila Janete Bueno, uma simpática costureira de 73 anos que acabou de se formar e contou estar “feliz com a oportunidade de aprender mais, porque não sabia nada”, as inscrições para as novas turmas começarão em março de 2018.