Secretaria de Saúde leva ações para moradores da Gleba II e Parque das Bandeiras neste sábado (6)

Serviços serão disponibilizados na Creche Eduardo Furkini, das 9h às 15h, e fazem parte do projeto Bairro Vivo

Compartilhe!

1 curtiu
Serviços serão disponibilizados na Creche Eduardo Furkini, das 9h às 15h, e fazem parte do projeto Bairro Vivo
 
Moradores do Gleba II e Parque das Bandeiras podem aproveitar este sábado (6) para realizar exames e consultas. É que as equipes da Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) estarão na Creche Eduardo Furkini (Rua Doutor Archimedes Bava, 365), das 9h às 15h, oferecendo diversas ações e serviços.
 
Cerca de 50 profissionais da Sesau, empenhados em atender a população daquela região, estarão à disposição durante todo o dia, para a realização dos seguintes serviços:
 
- Coleta de exame preventivo e agendamento; 
 
- Consultas oftalmológicas: agendamento de 60 consultas oftalmológicas, conforme avaliação; 
 
- Atualização da caderneta de vacinação e busca ativa da 2ª dose da vacina contra a Covid-19; 
 
- Conscientização sobre a dengue e demais arboviroses;
 
- Aferimento de pressão arterial e consulta médica;
 
- Realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis;
 
- Atividades de Educação em Saúde;
 
- Rodas de conversas sobre a Saúde da Mulher;
 
- Orientação sobre técnicas básicas de primeiros socorros;
 
- Orientação à população sobre cuidados com os idosos;
 
- Busca ativa de sintomáticos respiratórios e orientação e conscientização sobre Tuberculose e Hanseníase;
 
- Roda de Conversa para cuidadores de idosos: orientação a familiares sobre como cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações do seu estado geral;
 
- Prevenção do Câncer Bucal: orientações à população e palestra sobre o tema. 
 
“Essa é uma oportunidade para quem trabalha e não consegue ir aos postos de saúde, de realizar consultas e exames, e aprender mais sobre temas importantes como primeiros socorros e dengue, entre outros assuntos. Estamos colocando nossas equipes na rua para levar saúde à população”, diz Michelle Santos, secretária de Saúde de São Vicente. 
 
Novembro Azul – no mês que alerta a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sesau disponibiliza, neste dia, ações direcionadas para a saúde do homem, que não se resumem apenas à prevenção do câncer, mas focam também na identificação de outras enfermidades como hipertensão, diabetes, sífilis e HIV. 
 
Homens que há mais de um ano não fazem exames preventivos, podem aproveitar a oportunidade e colocar a saúde em dia. 
 
No local, poderão realizar aferição de pressão arterial e dextro (detecção de diabetes), passar por avaliação antropométrica (medida das dimensões físicas de uma pessoa, que inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal - IMC, percentual de gordura e índice de padrão de crescimento), além de triagem de enfermagem, consulta médica (após triagem), com solicitação ou coleta de exames, e prevenção do câncer bucal. 
 
“Geralmente, os homens têm mais resistência em procurar um serviço para tratar da saúde. Muitas doenças, quando diagnosticadas precocemente, têm tratamento e cura. Por isso, estaremos neste sábado, oferecendo vários procedimentos específicos para a saúde do homem, focando principalmente naquele que trabalha a semana toda e não consegue ter um tempinho para se cuidar”, afirma a secretária.
 
Por Marjorie Melo