Sabadão da conscientização: SV realiza mais uma ação do Novembro Azul

Aquecimento é nesta sexta-feira (12), em todas as unidades de saúde de São Vicente

Compartilhe!

1 curtiu
Aquecimento é nesta sexta-feira (12), em todas as unidades de saúde de São Vicente
 
Como forma de lembrar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, é realizada, anualmente, a campanha Novembro Azul. Neste ano, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) ressalta a necessidade de o homem cuidar da saúde de forma integral. 
 
Por isso, durante este mês de conscientização, a Sesau está realizando ações em todas as suas unidades de saúde. Às sextas-feiras, uma programação especial inclui realização de atividades físicas, palestras, rodas de conversa, coleta de exames, testes rápidos para sífilis e HIV. Nas unidades com atendimento odontológico, também há orientações para a prevenção ao câncer bucal.
 
Como forma de atender àqueles que não conseguem comparecer à unidade em dias da semana, a Sesau mantém, aos sábados, durante todo esse mês, duas unidades de saúde abertas, uma da Área Insular e outra da Área Continental, onde os homens poderão realizar exames e consultas.
 
São oferecidos serviços como triagem de enfermagem, aferição de pressão arterial e dextro (detecção de diabetes), avaliação antropométrica (medida das dimensões físicas de uma pessoa, que inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal - IMC, percentual de gordura e índice de padrão de crescimento), solicitação ou coleta de exames, consulta médica (após triagem) e prevenção do câncer bucal. 
 
“Percebe-se que, em geral, o homem tende a ser mais resistente na busca por serviços de saúde se comparado às mulheres. Por consequência, ele realiza menos exames de prevenção e descuida da sua saúde. Essas atividades são destinadas aos homens que não fazem exames preventivos há um ano. São ações de combate ao câncer de próstata, mas também vão identificar outras doenças como hipertensão, diabetes, sífilis e HIV”, explica a secretária de Saúde, Michelle Santos. 
 
Confira os postos que atendem neste sábado (13), das 9h às 15h:
 
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador, 70), no Quarentenário 
- ESF Praça Vitória (Praça Vitória s/n), na Vila Voturuá.
 
Por Nicolas Pedrosa