Jovens da Área Continental de São Vicente participam de Walking Tour

Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) do Município

Compartilhe!

Curtir
Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) do Município
 
Nem o dia chuvoso fez com que 40 estudantes do segundo ano do Ensino Médio perdessem o entusiasmo em aprender mais sobre a história da cidade onde moram. 
 
Entre os estudantes, estava Maria Rita Mafra Migoto Fernandes, 16 anos, que estuda na E.E.P.S.G Professor José de Almeida Pinheiro Júnior, no Parque das Bandeiras, Área Continental de São Vicente. "Eu achei muito legal essa iniciativa, pois as professoras se esforçaram demais para nos trazer aqui, já que muitos não têm dinheiro para esse tipo de passeio."
 
A realização do Walking Tour, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), nesta sexta-feira (12), foi ideia da professora da turma, Giselle Rocha Pereira, através de um projeto desenvolvido dentro da escola. "A escola integral tem uma disciplina chamada Eletiva, cujo tema é elaborado pelos alunos, através de seus sonhos. O tema do primeiro ano é ‘Turistando em São Vicente’, e do segundo ano é ‘Viajando nos Sonhos’. Então, os alunos pesquisaram sobre os principais pontos turísticos e apresentaram o trabalho, com elaboração de roteiro e, posteriormente, quiseram colocar em prática", explica a educadora.
 
A professora fez o contato com a Setur para que fosse possível esse estudo prático. "Nós descobrimos que os alunos que moram em São Vicente não conhecem o turismo, a história dos lugares na Cidade e, por isso, é importante eles terem esse contato."
 
No grupo de educadores que acompanhou os estudantes também estavam as professoras Maria das Dores França de Souza, Maiza Nogueira da Silva e Rosalina Lucas Macedo Galloti.
 
A disciplina Eletiva ajudou a estudante do segundo ano do Ensino Médio, Mariana Elisabete Abreu de Andrade, 17 anos, a decidir seu futuro profissional. "É muito interessante conhecer sobre a atuação do turismólogo, o guia de turismo, pois estou querendo seguir nesta carreira."
 
Para a secretária de Turismo (Setur), Juliana Santana, "o Turismo Pedagógico permite a vivência de diversos temas que o aluno aprende em sala de aula. Inserindo o aluno nessa experiência, há maior absorção de conteúdo, além de proporcionar o envolvimento do cidadão com o local, promovendo sensação de pertencimento e conexão com suas raízes e história da Cidade."
 
Walking Tour – Os estudantes, acompanhados de cinco professoras, equipe de guia de turismo da Setur e também de voluntários, iniciaram a visitação turística na Casa do Barão, depois realizaram caminhada pelos pontos turísticos da Cidade, passando pela Praça Tom Jobim, Biquinha de Anchieta, sem deixar de beber a famosa água da fonte de Anchieta. Eles também aproveitaram para conhecer sobre o relógio solar localizado na Praça 22 de Janeiro.
 
Em seguida, os alunos assistiram, no Espaço Multicultural, ao curta metragem ‘Contos e Lendas Vicentinas - Histórias Sobrenaturais’, produzido com recursos da Lei Federal 14.017 de 29 de junho de 2020, de Emergência Cultural Aldir Blanc, realizado pela prefeitura de São Vicente, em parceria com o governo Federal. 
 
O curta pode ser visto em https://youtu.be/SzO9IeQSJN0
 
Após a sessão do curta, os estudantes passearam pela orla e visitaram pontos turísticos, atentos às explicações da chefe de departamento da Setur, e também guia de turismo, Renata Lima.
Para fechar com chave de ouro, todos curtiram um belo passeio de teleférico e terminaram este dia especial na Ilha Porchat.
 
Por Carmen Doria