Projeto Mãos na Terra recoloca crianças em contato com a natureza

Iniciativa na EMEF Laura Filgueiras inclui plantio de sementes e transplante de mudas

Compartilhe!

Curtir
Iniciativa na EMEF Laura Filgueiras inclui plantio de sementes e transplante de mudas

 
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Filgueiras (Esplanada dos Barreiros) retornam, aos poucos, à rotina deixada para trás por quase dois anos, devido à pandemia.
 
Uma iniciativa da professora de Ciências, Eliana Isidoro, tem propiciado aos alunos retomar o contato com a natureza. Trata-se do projeto Mãos na Terra. A ideia partiu da professora Erika Julião (Ciências), que convidou a Eliana para realizar uma oficina temática na unidade. Na prática, as crianças plantam sementes de girassol e realizam o transplante de mudas das árvores Ingá-branco (que chega a 18 metros de altura) e Areca-bambu.
 
“A primeira turma foi da professora Celina. Eu levei a terra e o substrato aos alunos para iniciar esse processo de conscientização ambiental, falando sobre a importância do desenvolvimento sustentável”, detalhou Eliana, que também é bióloga e promove projetos de Educação Ambiental na Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc).
 
A participação direta dos estudantes contribui para aprender sobre o porquê de preservar a natureza, a importância das árvores na vida do ser humano, entre outros assuntos. “Eles literalmente põem as mãos na terra e, no final, podem levar para casa o que plantaram”.
 
As ações continuam na segunda-feira (22), a partir das 14 horas, com alunos na faixa de 12 anos.

 


Por Renato Pirauá