Meio Ambiente realiza blitz contra descarte irregular de resíduos de construção

Compartilhe!

Curtir
Ação aconteceu na tarde dessa quinta-feira (9)

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Vicente realizou nessa quinta-feira (9) uma fiscalização para coibir o transporte e o descarte incorreto de resíduos de construção civil e contou com o apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setrans) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

O secretário de Meio Ambiente, Vitor Vitório do Espírito Santo, conta que ações desse tipo são importantes para que não haja aterramento de locais de preservação ambiental com esses materiais. “Essas são ações imprescindíveis para que se possa trabalhar todas as questões referentes à preservação do meio ambiente”.

“O efeito negativo desse tipo de atividade é não sabermos para onde esse resíduo está sendo levado”, ele complementa. Em São Vicente para que esse transporte seja feito legalmente é necessário ter um Controle de Transporte de Resíduo (CTR) para que os órgãos responsáveis saibam a procedência e destino desses materiais.

A regulamentação desses documentos por meio dos motoristas pode ser feita na própria Secretaria de Meio Ambiente, onde é feito um cadastro e emitido o CTR.

O secretário também lembra que os Ecopontos são uma opção para a população descartar corretamente determinadas quantidades de lixo. A Cidade conta com duas unidades, uma na Área Insular, na Avenida Juiz de Fora, 48, Vila Voturuá e outra na Área Continental, na Avenida: Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. Aos sábados, o horário é das 8 às 12 horas.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material, gratuitamente, em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.