Em despedida do ensino fundamental, 104 alunos fazem tour por SV nesta quarta (24)

Com um pé no Ensino Médio, estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues participam do projeto piloto ‘Turismo Pedagógico’

Compartilhe!

1 curtiu
Com um pé no Ensino Médio, estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues participam do projeto piloto ‘Turismo Pedagógico’
 
A turma do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica III) está se despedindo do ensino fundamental com uma programação diferenciada na tarde desta quarta-feira (24). No total, 104 alunos participam do projeto piloto “Turismo Pedagógico”.
 
Abrindo as atividades do projeto, durante a semana os alunos assistiram ao curta-metragem “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” (2020), produção de 10 minutos que narra histórias seculares de tradição popular calunga, como o Monstro Ipupiara, a Pedra da Feiticeira, a Lenda dos Sinos e o Conto de Anchieta.
A partir das 14h desta quarta-feira, dois ônibus com guias transportarão os alunos para conhecer os pontos turísticos, descobrindo um pouco mais da história de São Vicente, os locais narrados no curta-metragem e outras curiosidades da Primeira Vila do Brasil. A rota inclui a Casa do Barão, Ilha Porchat e praias. 
 
A iniciativa é da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e apoio da Secretaria de Cultura (Secult).
 
A secretária Juliana Santana (Setur) destaca a importância dessa forma de turismo, diante de tantos acontecimentos. 
 
“É uma ação que se faz necessária para que os envolvidos se sintam pertencentes ao lugar onde vivem e possam desenvolver um espírito de conservação e preservação do patrimônio cultural que a cidade onde moram possui, transformando o olhar dos alunos em sua própria cidade”.
 
Para a secretária Nívea Marsili (Seduc), a proposta “traz uma oportunidade de resgate da valorização ao conhecer os pontos históricos aliados às lendas e contos do Município”.
 
Por Carmen Doria e Renato Pirauá

Álbum de Fotos