Drive-thru da Prefeitura de São Vicente coleta 100 Kg de resíduos eletrônicos

Ação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) teve o objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do lixo eletrônico na Cidade

Compartilhe!

1 curtiu
Ação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) teve o objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do lixo eletrônico na Cidade
 
Rádios, TVs e peças de computador. Esses são exemplos de alguns dos itens que compõem os 100 quilos de resíduos eletrônicos coletados em São Vicente, no sábado (27), em ação realizada nas áreas Continental e Insular.
 
Os dois pontos de coleta drive-thru foram distribuídos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em parceria com a Green Eletron, entidade gestora responsável por fazer a destinação correta dos resíduos.
 
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foram reciclados. Com isso em pauta, a ação teve como objetivo educar e conscientizar a população vicentina sobre o tema.  
 
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Mário Bueno, afirma que eventos como esse representam o esforço de São Vicente para solucionar o problema do descarte incorreto. “Estamos lutando para que os municípios sejam ouvidos e participem ativamente nos acordos setoriais de logística reversa no Brasil. A Semam vem agindo de forma contundente na gestão de resíduos sólidos e contamos com a colaboração da população.”
 
Reciclagem - O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente, caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. 
 
Por Renan Valentim