Prefeitura apresenta programa ‘Nova Saúde São Vicente’ nesta terça-feira (7)

Administração inicia um amplo trabalho de reorganização dos equipamentos e atendimentos na Cidade; Crei será fechado e Município ganhará um Complexo de Saúde na Linha Vermelha

Compartilhe!

1 curtiu
A rede de Saúde de São Vicente tem sido alvo de reclamações da população há anos, com diversas notícias negativas sendo divulgadas pela imprensa. Um cenário de descaso, abandono e falta de gestão que teve, durante várias gestões passadas, o Crei como símbolo máximo da ineficiência de um atendimento que deveria ser prioridade para qualquer governo.
 
Em 2021, isso começou a mudar. Não da noite para o dia, como muitos desejavam, mas aos poucos, com um passo de cada vez. É preciso lembrar que em um cenário pandêmico, tudo fica ainda mais difícil e moroso. Mas os avanços foram nítidos e sentidos no dia a dia. 
 
Assim que a atual administração da Secretaria de Saúde (Sesau) assumiu, passou a realizar análises minuciosas de toda a rede, traçando um verdadeiro raio-x da Saúde no Município. Com os problemas detectados, diversas ações foram colocadas em prática, a começar pelo equilíbrio das contas. Foram pagos mais de R$ 22 milhões em dívidas com fornecedores.
 
Agora, chegou a hora de promover as mudanças mais importantes, e que vão revolucionar a Saúde em São Vicente, com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura dos equipamentos, oferecer serviços de qualidade, com atendimento digno à população e garantir condições adequadas de trabalho aos servidores.
 
A Prefeitura de São Vicente, com base em estudos técnicos, inicia uma ampla reestruturação na sua rede de atendimento, melhorando a gestão dos equipamentos públicos, com a missão de atender mais e melhor, sempre com a utilização adequada e responsável dos recursos públicos e a valorização de seus servidores. 
 
 A nova configuração da Área Insular 
 
 1 – Novo Hospital Municipal - O CREI será desativado, colocando um ponto final em décadas de problemas estruturais e atendimento precário. Atualmente com 50 leitos habilitados, ele será substituído por um moderno hospital na Linha Vermelha, com capacidade para mais de 100 leitos de internação, mais que o dobro.  Para tanto, o prédio da unidade na Linha Vermelha, construída na gestão anterior sem qualquer planejamento orçamentário, e que estava vazio até então, está passando por uma ampliação e reforma para adequar as futuras funções. O local abrigará, em sua totalidade, o Complexo de Saúde de São Vicente. 
As obras têm prazo estimado de conclusão até o segundo semestre de 2022.
Os pacientes crônicos e internados na UTI do Crei, assim como os internados na ala Covid municipal, passam a ser transferidos para o Novo Hospital Municipal na Linha Vermelha já neste mês.
 
 2 – Complexo de Saúde de São Vicente – Além de abrigar o Novo Hospital Municipal, já citado, o Complexo de Saúde de São Vicente, que vai funcionar na Linha Vermelha, também abrigará:
- Centro de Atendimento em Traumatologia e Ortopedia (CATO);
- Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD);
- Centro de Reabilitação (Reabilitar);
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Mater).
 
 3- Novo Pronto Socorro Central – O prédio onde hoje funciona o Crei passará por uma grande reforma e modificação. Saem as instalações precárias do Crei e entram instalações mais modernas e eficientes que darão lugar ao Novo Pronto Socorro Central.
 
 4- Atendimento em Saúde Mental - O Ambulatório Irmã Dolores, que presta esse tipo de atendimento hoje no Município será desativado. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, os casos menos graves serão direcionados às UBS´s, e os casos mais complexos serão direcionados aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. 
Com isso, os atendimentos ficarão mais perto de casa, com mais rapidez e menos fila.
 
 5 – Reestruturação da Zoonoses – O atual prédio do Departamento de Controle de Zoonoses foi entregue em condições extremamente precárias. Ele será demolido, dando lugar a uma nova edificação com melhores condições estruturais, de equipamentos e equipe, oferecendo um atendimento digno e justo para os animais.
 
Enquanto as obras são realizadas, a Zoonoses será alocada provisoriamente no Centro de Convenções. 
 
A Nova Zoonoses terá:
- Sala Cirúrgica;
- Sala de Recuperação;
- Farmácia;
- Consultórios;
- Circuito Agility;
- Depósito de Ração;
- Solarium;
- Sala de Vacinas;
- Área Técnica; 
- Área Administrativa;
- Canil e Gatil;
- Sala de Esterilização;
- Morgue;
- Sala de Expurgo;
- Depósitos de Lixos: reciclável, séptico e orgânico.
 
 A nova configuração da Área Continental 
 
 1 – Hospital Humaitá – O Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura será reestruturado e terá uma grande ampliação de equipamentos e equipe. O número de leitos vai dobrar, de 20 para 40, e a unidade passará a oferecer exames com melhor qualidade, como ultrassom e tomografia computadorizada.
 
 2- Pronto Atendimento do Rio Branco – Serão oferecidos os atendimentos em Pediatria e Ortopedia, que atualmente não estão disponíveis na Área Continental, além de Clínico Geral e Odontológico. 
Com estrutura mais moderna do que as estruturas oferecidas anteriormente, o Pronto Atendimento do Rio Branco contará com mais médicos e enfermeiros. 
 
 3 – Unidade Mista do Humaitá – Ao contrário das fake news propagadas, a atual gestão municipal não planejava fechar a unidade de saúde do Humaitá, mas sim encontrar uma maneira de ampliar o atendimento. Dessa maneira, a UBS Humaitá passa a ser a Unidade Mista do Humaitá, que funcionará 24 horas, da seguinte forma:
 
 Como Unidade Básica de Saúde 
- De segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 13h.
 
 Como Pronto-Socorro 
- Demais horários, além de domingos e feriados. 
 
 4 – Unidade Mista do Parque das Bandeiras – Ao contrário das fake news propagadas, a atual gestão municipal não planejava fechar a unidade de saúde do Parque das Bandeiras, mas sim encontrar uma maneira ampliar o atendimento. Dessa maneira, a UBS Parque das Bandeiras passa a ser a Unidade Mista do Parque das Bandeiras, que funcionará 24 horas, da seguinte forma:
 
 Como Unidade Básica de Saúde 
- De segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 13h.
 
 Como Pronto-Socorro 
- Demais horários, além de domingos e feriados. 
 
 5 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – As ambulâncias ficarão de prontidão nas Unidades Mistas do Humaitá e Parque das Bandeiras, melhorando assim, o tempo de resposta dos atendimentos.
 
 Avanços na Saúde de São Vicente desde janeiro de 2021 
 
1 – Pagamento dos salários atrasados da gestão anterior;
 
2- Pagamento de mais de R$ 22 milhões em dívidas com fornecedores;
 
3 – Ampliação dos leitos Covid de 19 para 47.
 
4 – Inauguração da ala Covid municipal no Hospital São José;
 
5 – Contratação de mais médicos para o SAMU, passando de 7 para 14 profissionais;
 
6 – Entrega de novos equipamentos para a Maternidade Municipal, camas hospitalares para o Crei e para o Hospital Dr. Olavo, no Humaitá.
 
7 – Substituição do tomógrafo do Crei por um mais moderno e preciso;
 
8 – Inauguração do Centro de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase;
 
9 – Campanha de vacinação com 26 postos fixos e 2 postos móveis (Brisamar Shopping e Ginásio Dr. Luiz Gonzaga);
 
10 – Implementação do Prontuário Eletrônico nas unidades, garantindo mais agilidade e modernidade.
 
11 – Retomada de cirurgias ortopédicas e ginecológicas no Município.
 
 Por Peterson Gobetti