Ponte dos Barreiros encerra 2021 com 31% da obra concluída nos quatro primeiros meses

Prefeitura de São Vicente divulga balanço dos serviços que iniciaram em agosto e têm previsão de conclusão em 2022; cronograma está em conformidade com o planejado

Compartilhe!

Curtir

Fim de ano chegando e os serviços na Ponte dos Barreiros continuam a todo vapor. As obras devem atingir 31% de conclusão até o fim de 2021, e com o intuito de manter a total transparência sobre o andamento das obras, a Prefeitura de São Vicente informa o balanço do ano. 

A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado. 

Por volta da metade de setembro, os trabalhadores contratados da empresa Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, junta de dilatação e guarda corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho. 

O alteamento do New Jersey foi totalmente concluído, bastando agora o acabamento e a pintura, que serão finalizados perto do término da obra. 

As juntas de dilatação, que fazem a sustentação da estrutura em relação aos impactos, já estão bem avançadas, sendo que 54 das 59 partes já tiveram a troca das borrachas que garantem a movimentação natural e a vida útil da ponte.
Outro serviço que já está sendo realizado é o "macaqueamento", que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre. 

Nas estacas, os serviços estão chegando a quase 25% de conclusão, com 41 já concluídas, de um total de 217. Para a conclusão das pilastras, são necessárias três etapas: o reparo submerso com os mergulhadores, o emerso e a finalização no coroamento que engata a pilastra no globo superior. 

Ao término, a capacidade da ponte vai passar de 32 para 45 toneladas. 

Em toda essa frente de trabalho atuam 109 funcionários, que trabalham para garantir que o prazo de doze meses seja cumprido e os moradores de São Vicente possam utilizar a ponte com total segurança e nos dois sentidos, voltando à normalidade no próximo ano. 

O subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras (Seob), Paulo Fiamenghi, ressalta que a obra está sendo feita com acompanhamento técnico da empresa que elaborou o projeto inicial, que é uma empresa especializada em recuperação estrutural de pontes e viadutos. 

"Nossa meta, e da empresa, é terminar a obra dentro do prazo de doze meses, ou seja, em agosto de 2022, sempre pensando no cronograma, com qualidade e segurança", disse Paulo. 

O contrato segue um modelo chamado de empreitada por preço global, no qual a Caixa Econômica Federal paga conforme o avanço do planejamento e a conclusão do cronograma. 

O expediente nos serviços seguirá normal mesmo com a proximidade do Natal e Ano Novo. Os trabalhadores terão folga nos dias 24, 25, 26, 31 de dezembro, e 1º e 2 de janeiro. 

Após todos os serviços estruturais, a reforma avança para o acabamento de todos os serviços, melhorias na pista de serviço e conclusão de toda a obra, garantindo total segurança para todos os pedestres, ciclistas e motoristas que utilizam a Ponte dos Barreiros diariamente. 

Por Rafael Henrique