São Vicente alcança a marca de 600 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19

93% da população acima de 12 anos já recebeu a primeira dose ou dose única e 83,5% completou o ciclo vacinal; Município segue aplicando o imunizante em diversos postos

Compartilhe!

Curtir
93% da população acima de 12 anos já recebeu a primeira dose ou dose única e 83,5% completou o ciclo vacinal; Município segue aplicando o imunizante em diversos postos 
 
Em menos de um ano após a data da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19 em São Vicente, em 20 de janeiro de 2021, o Município alcançou nesta quarta-feira (5) um feito expressivo: mais de 600 mil doses aplicadas. 
 
“É uma marca a ser comemorada, sem dúvida, pois lutamos muito para alcançar este número. Mas não queremos parar por aqui. Nosso objetivo é que toda a população esteja imunizada e protegida contra o vírus”, ressalta a secretária de Saúde, Michelle Santos.  
 
Ela também reforça que o Município segue com campanha ampliada para imunizar toda a população. “Oferecemos diversas opções. O objetivo é, além de prezar pela saúde dos vicentinos, gerar o máximo de conforto aos nossos moradores." 
 
Ao todo, 91% dos vicentinos acima de 12 anos receberam a primeira dose ou dose única (286.251 aplicações), 83,5% completaram o ciclo de imunização (256.190) com as duas doses ou dose única, e 22% tomaram a dose de reforço (67.939). 
 
Desde o início do ano, São Vicente prezou pela ciência, sempre respeitando as recomendações das autoridades de saúde. O Município antecipou, sempre que possível, os públicos-alvos da vacinação, com a finalidade de zelar pela saúde da população.  
 
Diversas medidas foram, e ainda vêm sendo adotadas, para que a Cidade vença está doença que assombra o mundo há quase dois anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) aplicaram o imunizante. Atualmente, apenas a UBS Central não segue vacinando a população, já que no momento o posto funciona como Centro de Combate à Gripe. 
 
Além das unidades de saúde, a Primeira Cidade do Brasil firmou uma parceria de sucesso com o Brisamar Shopping, oferecendo dois postos de vacinação: o da loja 329, no 3° piso, que funciona em horário estendido e, aos sábados, o drive-thru, no estacionamento G7. As unidades do Shopping se tornaram os grandes centros de vacinação no Município.  
 
Pela Área Continental, o Ginásio Doutor Luiz Gonzaga também aplicou a vacina, com opção drive-thru. Devido à baixa procura pelo imunizante nos últimos meses, não há mais atendimento no local.  
 
Ainda incomodada com o alto número de faltosos que não se vacinaram ou não completaram o ciclo de vacinação em alguns bairros, em dezembro de 2021 a Secretaria de Saúde (Sesau) lançou o 'Carro da Vacina', veículo adesivado e equipado com som, que busca, bairro a bairro, imunizar aqueles que ainda não estão com a carteira de vacinação em dia. Em menos de um mês, 1.406 doses foram aplicadas. 
 
O Carro da Vacina percorre os bairros de 15h às 21h. A programação pode ser conferida no site da Prefeitura e é divulgada diariamente. 
 
"Nossa meta é derrubar esse terrível vírus que, infelizmente, já tirou a vida de mais de 620 mil brasileiros. E não há nada mais eficaz do que a vacina. Por isso, peço aos vicentinos que ainda não se vacinaram, ou não completaram o ciclo de imunização, que por favor, tomem a vacina", disse a secretária de Saúde, Michelle Santos. 
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos