Jovem desenhista vicentino tem exposição aberta ao público a partir desta terça (11)

No total, 32 ilustrações poderão ser apreciadas no Paço Municipal de São Vicente

Compartilhe!

Curtir
No total, 32 ilustrações poderão ser apreciadas no Paço Municipal de São Vicente 
 
O saguão do Paço Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro) recebe a partir desta terça-feira (11), às 16h, a exposição de desenhos de um jovem e habilidoso vicentino. No total, o público poderá apreciar, das 9h às 17h, 32 ilustrações de Makawllim Tomé. A mostra vai até o dia 14 de janeiro.
 
Com paciência e muita dedicação, o estudante de 16 anos é um talento nato na arte do desenho, e que vem desenvolvendo técnicas para aprimorar ainda mais os seus traços, em especial retratos. A produção dos retratos é toda em lápis de cor sobre folhas A4 de papel canson.
 
A riqueza de detalhes chama a atenção, em especial pelas expressões realistas. São verdadeiras obras, entre criações próprias, reproduções e releituras, que saem das mãos firmes e precisas do jovem, que mora com a mãe no Parque Continental, bairro da Área Continental de São Vicente.
“Dependendo do quão inspirado estou e do grau de dificuldade, o tempo varia de quatro a dez dias para concluir um desenho”, revela Makawllim, detalhando que divide a criação em etapas. “Um dia faço o esboço, no outro a bochecha, depois o cabelo, até concluir. São de quatro a cinco horas por dia”.
 
Além das obras físicas, o promissor desenhista está migrando para as produções digitais. “Ele criou no celular a capa do meu livro, o romance sobrenatural Em um instante”, conta a mãe, Monalisa Tomé. “Ele é muito perfeccionista, sempre em busca da excelência do resultado final.” 
 
PRÊMIOS - O dom de Makawllim não está limitado ao desenho. Desde muito pequeno, ele já criava esculturas. Na sala de sua casa, alguns transformers montados em lego chamam a atenção, além de medalhas conquistadas em concursos escolares de redação.
 
Escrever, inclusive, rendeu a ele um prêmio internacional durante a pandemia, marcado por uma série de desafios e superações. Em 2020, matriculado na EMEF CAIC Ayrton Senna, o estudante ficou em primeiro lugar em um concurso literário de Genebra, na Suíça. Ele escreveu a redação a mão e ditou, por telefone, para a sua professora de português, Alexandra Rodrigues, que passou o texto para o computador e enviou via internet. A história que criou teve como título A Trajetória de um Anjo, inspirada na mãe, a qual considera uma grande protetora. Resultado: foi o vencedor na categoria prosa, garantindo a publicação no livro 'Era uma vez um anjo', lançado no 1º Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra Cultive. 
 
Mas é manipulando o lápis de cor que o multifacetado jovem se sente feliz. “Perdi muita coisa que criei, mas tenho uma parte guardada em uma caixa. Meu portfólio é de tudo o que fiz a partir dos 13 anos.” 
 
Por Renato Pirauá

Álbum de Fotos