Com recursos da Lei Aldir Blanc, 'Primeiro Ato' beneficia 30 projetos

Edital foi marcado por inovações e incentivo à representatividade

Compartilhe!

Curtir
Edital foi marcado por inovações e incentivo à representatividade
 
No final de 2021, 30 projetos culturais vicentinos foram contemplados pelo 'Primeiro Ato', edital municipal referente à verba remanescente da Lei Aldir Blanc (LAB). A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), por meio de chamamento público.
Entre os projetos, estão sessões de samba rock e dança cigana, passando por técnicas de crônicas e releituras de clássico de balé via cultura nordestina. As produções artísticas terão diferentes linguagens: artes plásticas e visuais, audiovisual e cinema, teatro e artes circenses, culturas populares e tradicionais, dança, literatura, música e educação patrimonial.
 
O investimento público de cerca de R$ 75 mil beneficiará diretamente 42 artistas vicentinos, que desenvolverão, no decorrer de janeiro, vídeos artísticos para serem exibidos nos canais da Prefeitura Municipal de São Vicente. O resultado e a lista completa podem ser consultados no link: https://tinyurl.com/labsv-resultado

Representatividade
O ‘Primeiro Ato’ foi marcado por inovações e incentivo à diversidade. A primeira foi a disponibilidade de inscrições virtuais. A segunda foi o acréscimo de pontos para dois grupos: quem não ganhou editais anteriores da LAB e fatores de cidadania.
Ao todo, foram 111 inscrições. Entre os proponentes selecionados, 63% não foram contemplados pelos editais de 2020. Além disso, 53% são mulheres e 53% são negros.
 
Por Vinícius Claro

Álbum de Fotos