São Vicente inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos na segunda-feira (17)

Primeiro grupo a receber as doses é de crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Seis postos de saúde vão disponibilizar a vacina das 9h às 15h30

Compartilhe!

Curtir
Primeiro grupo a receber as doses é de crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Seis postos de saúde vão disponibilizar a vacina das 9h às 15h30 
 
A imunização de crianças contra a Covid-19 tem início na segunda-feira (17), em São Vicente. Seis postos de saúde vão disponibilizar as doses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. São eles: 
 
Área Insular 
 
- ESF Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);
- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n);
- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n).
 
Área Continental 
 
- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, 311);
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57 ). 
 
Essas unidades, a partir de segunda-feira (17), passam a vacinar somente crianças contra a Covid-19. As demais vacinas, como a de Covid para adultos e as de rotina, devem ser  procuradas nos postos mais próximos dessas unidades. 
 
Nesta primeira etapa da vacinação infantil, serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. 
 
Para receber a dose, o responsável deve apresentar um laudo médico indicando qual tipo de doença ou condição a criança tem. 
 
Outro detalhe importante é que o responsável pelo menor pode fazer o pré-cadastro no vacinaja.sp.gov.br 
antes da vacinação. Quem não conseguir, deverá fazer na hora, com a apresentação do cartão SUS. 
 
“Chegou o momento tão esperado pelos pais, que é o de imunizar nossas crianças. Assim como fizemos com a vacinação dos adultos, vamos concentrar nossos esforços, com muito carinho e cuidado, para que a vacinação delas aconteça de forma tranqüila e rápida. Não pouparemos esforços para que todas as crianças vicentinas estejam imunizadas o mais breve possível”, declara Michelle Santos, secretária da Saúde.  
 
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo classifica como comorbidades: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatas e pericardiopatas; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; diabetes melittus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV. 
 
Por Marjorie Melo