A exemplo de contas de água e luz, agência bancárias deixam de receber o IPTU na boca do caixa
A partir deste ano, agências bancárias deixam de receber diretamente na boca dos caixas pagamentos do IPTU, ISS e demais tributos municipais de São Vicente. Os valores continuam sendo aceitos nas agências por meio dos caixas eletrônicos, internet banking ou via débito automático em conta.
Outra opção é pagar o tributo nos correspondentes bancários, como agências dos Correios, lotéricas, supermercados (Extra, Carrefour, Central, Supermercado Pirâmide e Atalaia) ou nas duas unidades das Casas Bahia na Cidade.
O secretário adjunto da Fazenda, Irajá Vieira, explica que houve a necessidade de se adequar às novas orientações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que autoriza as instituições financeiras a receber na boca do caixa somente cobranças registradas que possuam o CPF do titular (condomínio e financiamentos de veículos, por exemplo).
Para não haver prejuízos à população, a Prefeitura adotou o documento de arrecadação municipal para todos os tributos (ISS, taxas de licença e funcionamento, etc). “Isso já é aplicado em outras cobranças como água, luz, e contas de telefonia. Para evitar transtornos, lançamos várias opções de pagamento”.
Em São Vicente, são aproximadamente 114 mil contribuintes e os carnês já foram distribuídos. Para obter a segunda via, basta acessar a aba Serviços ao Cidadão no site
www.saovicente.sp.gov.br. O link direto é
http://online.saovicente.sp.gov.br/2via
CADASTRO – A Secretaria da Fazenda ressalta a importância de manter o cadastro atualizado. Para isso, o proprietário do imóvel deve comparecer ao departamento do IPTU com RG, CPF, cópia da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – sala 4).