São Vicente reduz em 30% número de óbitos em acidentes de trânsito

Compartilhe!

1 curtiu
Dados se referem aos períodos de janeiro a outubro de 2016 e 2017

São Vicente reduziu o número de mortes em acidentes de trânsito em um ano. De acordo com dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito/Detran SP, até outubro deste ano, foram registrados 27 casos. No mesmo período em 2016, foram 38, tendo uma redução de quase 30%.

O levantamento é feito desde 2015. Os dados mostram que domingo é o dia em que mais acontecem acidentes, com 20 ocorrências. O período mais comum é o noturno, entre as 18h e 00h. A motocicleta é o veículo que lidera o ranking: foram 37 mortes em que a vítima estava conduzindo.

Quanto ao perfil das vítimas, 16 delas têm entre 18 e 24 anos, mais de 76% são do sexo masculino, 56,35% são condutores do veículo e quase 70% dos óbitos ocorreram em vias municipais.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre de Almeida Costa, uma das principais metas do novo governo é reduzir o número de vítimas fatais no trânsito. “Isso vem sendo feito não apenas pelo município, mas também através da parceria com o Governo do Estado de São Paulo”, destaca.

Ações – Em julho deste ano, foi anunciado o recebimento de mais de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado pelo Detran-SP para investir em sinalização, pavimentação, criação de ciclovias, rotatórias e ações de prevenção de acidentes. O convênio de liberação do recurso foi assinado pelo prefeito Pedro Gouvêa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Além disso, foi sancionado o projeto Faixa Viva no Município em setembro deste ano. A Lei 3.600-A visa conscientizar os motoristas e motociclistas sobre a preferência dos pedestres numa faixa de travessia sem sinalização semafórica. Basta o pedestre estender o braço com a mão espalmada, ainda na calçada, para os veículos darem passagem.