São Vicente comemora um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19

Município adotou diversas medidas para imunizar a população

Compartilhe!

4 curtiram
Município adotou diversas medidas para imunizar a população

Prestes a completar 490 anos, São Vicente inicia os preparativos da festa de aniversário nesta quinta-feira (20), comemorando outra data histórica: um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19. 
 
"Você piscou, São Vicente antecipou!", "Vacina boa é vacina no braço!", "Vacila não, vacina sim!", "O Carro da Vacina chegou!". Essas são algumas das frases que marcam a campanha de vacinação contra o coronavírus na Primeira Cidade do Brasil. 
 
O prefeito Kayo Amado relembra importantes ações tomadas no período. “Desde o início da campanha, São Vicente tem lançado diversas estratégias para que ninguém mais sofra com a Covid-19. Antecipamos, sempre que possível, as faixas etárias e, em momento algum, deixamos faltar lotes disponíveis para a população. Hoje, um ano após a primeira vacina aplicada no braço de um vicentino, o cenário é de esperança.”
 
Amado aproveita a ocasião para reforçar a importância da vacinação. “Porém, ainda não vencemos essa pandemia. Se você ainda não se vacinou, ou não completou o ciclo de imunização, em respeito aos quase 1.300 vicentinos que, infelizmente perderam a vida para essa doença, tome a vacina. Cuide de você e do próximo também.”


Relembre os principais momentos da vacinação
 
Dentre as mais de 627 mil doses aplicadas, as duas primeiras foram nas servidoras da área de saúde Zenira de Mello e Silva, de 67 anos, e Sônia Maria Ramos, de 73, no dia 20 de janeiro de 2021.
 
“Fiquei surpresa quando me chamaram para ser a primeira enfermeira a ser vacinada e representar todos aqueles que batalharam e ainda batalham na linha de frente. Que felicidade, momento inesquecível”, recorda com emoção Zenira. 
 
A profissional também fez questão de ressaltar a importância de a população seguir cumprindo os protocolos sanitários. “Como todos sabem, máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social agora fazem parte de nossas vidas. São Vicente continua fazendo uma campanha exemplar para combater o vírus”. 
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, também comemora. "É uma data histórica. Daqui a 50, 60 anos lembrarão do dia em que São Vicente começou a vacinar a população contra a Covid-19. Ainda não acabou, infelizmente. Mas, graças à imunização, estamos mais fortes na luta contra esse vírus. Não vamos descansar um dia sequer, até que todos os vicentinos estejam com a vacina no braço."
 
Desde o início da campanha, São Vicente sempre respeitou a ciência e as recomendações das autoridades de saúde. A pandemia assombra o mundo há quase dois anos. Entretanto, o Município vem batalhando, diariamente, para salvar vidas e deixar a população mais fortalecida nesta 'guerra' frente ao coronavírus.
 
Segundo dados fornecidos pelo site 'Vacina Já', do Governo do Estado de São Paulo, até quarta-feira (19), 287.436 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única, o que corresponde a 78% da população geral. Desse total, 259.634 (70%) vicentinos já estão com a segunda dose em dia, ou completaram o ciclo com a dose única, e outros 87.880 (24%) munícipes foram contemplados com a dose de reforço.
 
O número de pessoas que não compareceram aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal ainda preocupa. Até quarta-feira (19), 24.314 pessoas não tomaram a segunda dose. Para a dose de reforço, são 78.866 faltosos.
 
"Ressaltamos que a pessoa só completa o ciclo de imunização com a segunda dose ou a dose única. Felizmente, a dose de reforço já está disponível para diversos públicos na Cidade. Portanto, não hesite. Vamos cuidar da nossa saúde", reforça Michelle Santos. 
 
Desde o início da campanha, São Vicente tem adotado inúmeras medidas para expandir a vacinação a todos os cantos e públicos da Cidade.
 
Em uma ‘linha do tempo', você pode acompanhar todas as estratégias traçadas em São Vicente e grandes momentos da campanha de imunização:
 
20/01 - Início da vacinação
 
08/02 - Primeira vicentina idosa vacinada
Josephina Marquezano Hamuch completou 104 anos e ganhou de presente a vacina contra a Covid-19. A vicentina emocionou todos que estavam ao seu redor com a seguinte declaração: “A vacinação é um dever nosso, para que essa doença passe. Não há por que ter medo”.

                                                        
 
09/02 - Drive-thru da vacinação
O atendimento começou no Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), pela Área Insular, e na sede da Subprefeitura, pela Área Continental.  

                                                       
 
27/03 - ‘Dia D’ da vacinação contra a Covid-19
A Sesau realizou o Dia D em 13 postos, para facilitar a vida das pessoas que trabalhavam durante a semana.
 
21/04 - Postos móveis Brisamar Shopping e Ginásio Poliesportivo Doutor Luiz Gonzaga
Com uma parceria de sucesso firmada entre Prefeitura e Brisamar, os postos do drive-thru e da loja 329, no 3º piso, tornaram-se cartões postais da vacinação em São Vicente. Pela Área Continental, o imunizante passou a ser aplicado no Ginásio Doutor Luiz Gonzaga, no Jardim Rio Branco. 

                                                       
 
Oferecendo um horário alternativo àqueles que estão em expediente durante os períodos da manhã e da tarde, o Brisamar Shopping segue vacinando a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e, aos sábados, das 10h às 18h, na loja 329. Além disso, o sistema drive-thru funciona aos sábados das 9h às 17h. 
 
21/05 - 100 mil doses aplicadas
 
17/08 - Início da vacinação de adolescentes 

                                                       
 
28/08 - 100 mil pessoas com o ciclo de imunização completo
 
03/09 - Início da aplicação da dose reforço
 
27/10 - Meio milhão de doses aplicadas
 
09/12 - Carro da Vacina
Veículo totalmente equipado e adesivado, o Carro da Vacina, iniciativa inédita na Baixada Santista, foi lançado com o intuito de ‘bater na porta’ de cada munícipe para reduzir a quantidade de faltosos na Cidade.
 
Percorrendo diversos bairros, o automóvel aplicou, até esta quarta-feira (19), 2.157 doses. O Carro da Vacina segue passando pelo Município nesta semana.

                                                       
 
17/01 - Início da vacinação das crianças

                                                        
 
Vacinação nas UBS’s e ESF’s
Vale lembrar que todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) aplicaram a vacina em boa parte da campanha de imunização. Neste momento, apenas a UBS Central não disponibiliza o imunizante. Afinal, desde o início de janeiro, a unidade é utilizada como Centro de Combate à Gripe (CCG), para conter os casos de Influenza que subiram nos últimos tempos. 

                                                       
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos