São Vicente promove 1ª Regata de Aniversário neste sábado (29)

Ação pretende apresentar o potencial da Cidade para o esporte

Compartilhe!

1 curtiu
Ação pretende apresentar o potencial da Cidade para o esporte
 
A Praia do Gonzaguinha recebe neste sábado (29) a 1ª Regata de Aniversário de São Vicente. A concentração será às 9 horas e a largada às 12 horas.
 
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), em conjunto com o grupo Velejadores de São Vicente, Projeto Navega São Paulo - Praia Grande e Embraps. A ação também tem o apoio de: CBVela, Marinha do Brasil, Associação de Vela do Estado de São Paulo, Escola de Vela, Barracão do Construtor e Toads.
 
Para o subsecretário de Esportes da Secec, Wagner Paraguay, a regata tem o objetivo de atrair a vela. “A modalidade foi esquecida muito tempo. Então queremos aproveitar o aniversário da Cidade para mostrar que a baía de São Vicente é diferenciada e propícia para a vela. Aos poucos, vamos trazer esse esporte de volta, que é raiz da nossa Cidade”, afirmou.
 

Raphael Francês, 30, instrutor de vela do Grupo Velejadores de São Vicente


O instrutor do grupo Velejadores de São Vicente, Raphael Francês, será um dos participantes da prova. “Estou me preparando muito, pois amo velejar em São Vicente, e participar de uma regata aqui é muito importante para mim.”
 
Morador do México 70, Raphael conta que começou a velejar aos 11 anos, na Ponte dos Barreiros, por meio do Projeto Navega São Paulo. Hoje, aos 30 anos, leva a paixão pelo esporte como profissão. 
 
Raphael enxerga um grande potencial na cidade para a modalidade. “Eu acredito sim, pois aqui é o melhor lugar para velejar.”
 
Wander Oliveira, 32, ao lado de Francês, no segundo lugar da classe Dingue, na Regata de Aniversário de Praia Grande de 2022

Profissional do mercado financeiro e esportivo, Wander Oliveira, 32, é mais um competidor deste sábado, com muito amor pela vela: ele pratica a modalidade há 20 anos. “Desde criança fiquei apaixonado pela categoria. É meu esporte do coração.”
 
Wander, que mora na Vila Margarida, foi um dos competidores na regata de aniversário de Praia Grande, e ficou em segundo lugar na classe Dingue, ao lado de Raphael Francês.

O auxiliar de cozinha Paulo Ricardo Alves, 26, é outro integrante do grupo de vela vicentino que estará no mar neste sábado. “O mar é minha segundo casa, pois me sinto muito bem fazendo o que gosto.” 
 
Paulo Ricardo Alves, 36, veleja há 12 anos e vai participar da 1ª Regata de Aniversário de São Vicente

Praticante do esporte há 12 anos, Paulo está com a expectativa alta para a prova. “Estou confiante em conseguir um bom resultado, tenho treinado bastante para isso.”

Morador da Vila Margarida, Paulo Roberto também acredita no potencial de São Vicente para a vela. “Há jovens que infelizmente não têm a oportunidade de conhecer o esporte. E São Vicente precisa de representantes na vela, quem sabe até em uma olimpíada.”
 
Por Vinícius Claro
 

Álbum de Fotos