Guarda Civil Municipal de São Vicente é a segunda mais atuante da Baixada Santista

Em 2021, profissionais da segurança atenderam 450 ocorrências na Cidade

Compartilhe!

Curtir
O trabalho da Administração Municipal a fim de ampliar a efetividade da segurança pública em São Vicente já está surtindo efeito. Segundo dados fornecidos pela Conferência Municipal das Guardas Municipais (CONGM), a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente foi a segunda mais atuante da Baixada Santista em 2021, com 196 ocorrências apresentadas no Distrito Policial, 204 operações conjuntas, totalizando 450 ocorrências além do apoio às Secretarias Municipais. Ficando atrás somente de Praia Grande. 
 
Cada vez mais presentes no cenário da segurança do Município, os profissionais da GCM têm se destacado de forma fundamental para garantir a proteção de todos. Nesta semana, a GCM instituiu a equipe de Prevenção Comunitária Escolar, ainda apreendeu entorpecentes no Japuí, em apoio a Polícia Militar participou da apreensão de máquinas caça-níqueis no Sá Catarina de Moraes, de substâncias ilícitas no Morro do Itararé, e localizaram um condutor embriagado que havia atropelado um munícipe na Avenida Quarentenário. 
 
O serviço mais eficiente está atrelado ao foco voltado da atual gestão à área da segurança pública. No início deste ano, o prefeito Kayo Amado enfatizou que a GCM receberia qualificação e equipamentos para reestruturar a segurança. Desde então, importantes anúncios foram feitos.
 
“Investir em segurança é investir em desenvolvimento e no profissional em todos os aspectos.
Estamos trabalhando em busca de proporcionar um ambiente saudável e sem risco aos nossos vicentinos”, salientou o prefeito.  
 
Inovação
Recentemente, no final de fevereiro, 17 novos agentes passaram a reforçar o patrulhamento da Cidade. Os formandos receberam capacitação, fazendo parte da ‘Operação Centro Seguro’, ação conjunta entre as secretarias de Defesa e Ordem Social (Sedos) e Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), que teve como objetivo garantir a segurança dos frequentadores da maior região comercial da Baixada Santista, o Centro de São Vicente.   
 
Junto à cerimônia, duas grandes novidades foram divulgadas: a GCM passou a contar com um drone, equipamento adquirido para reforçar o monitoramento do Município. E, além disso, Kayo Amado anunciou a convocação de 20 novos guardas para integrarem a corporação. 
 
Vale lembrar que, em 2021, a atual administração assumiu a Prefeitura tendo apenas quatro viaturas à disposição. Muitas delas quebradas e sem a devida manutenção. 
 
Diante de um processo de organização interna, os veículos foram recuperados e, além disso, seis novas viaturas adaptadas ao uso policial passaram a reforçar o patrulhamento. 
 
“A segurança pública tende a melhorar quando qualificamos nossos profissionais. Essa é a prova de que estamos preocupados, trabalhando e preparando essa Cidade para o seu futuro”, concluiu o prefeito.
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos