Alunos de escolas municipais têm 'dia de prefeito', ao lado do chefe do Executivo de São Vicente

Três estudantes da rede municipal de ensino e o prefeito Kayo Amado participaram de programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Prefeito

Compartilhe!

3 curtiram
Três estudantes da rede municipal de ensino e o prefeito Kayo Amado participaram de programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Prefeito
 
A rotina de um prefeito é bastante intensa, e três alunos, de diferentes escolas municipais de São Vicente, puderam viver esta experiência ao lado do chefe do Executivo da Primeira Cidade do Brasil, Kayo Amado, nesta segunda-feira (11), quando é comemorado o Dia Nacional do Prefeito. Os estudantes foram selecionados por se destacarem em seus respectivos colégios, e acompanharam a agenda de compromissos do prefeito, que começou cedo.
 
Ana Clara Sandres Rodrigues (EMEF Mário Covas Júnior), Valdir Cândido da Silva Júnior (EMEF República) e Raul Martins Fragues (EMEF Carolina Dantas) ficaram honrados com a oportunidade de participar da jornada de trabalho. “Eu me senti muito importante. O dia foi incrível, aprendi muitas coisas. Foi uma inspiração”, explicou Raul, vice-campeão de xadrez online em nível nacional da Baixada Santista.
 
Os adolescentes começaram a manhã tomando café na padaria com o prefeito e seguiram para a creche Kayk Nascimento, onde entregaram ovos de Páscoa para as crianças, juntamente com a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), Thaynã Carneiro.
 
O segundo compromisso do dia foi na rua. Os alunos puderam acompanhar as obras de drenagem na Avenida Martins Fontes e viram de perto o trabalho da equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). “Eu não tinha muita ideia de quais trabalhos a Prefeitura desenvolvia, como resolviam as questões. Pensei que fosse mais fácil, mas depois de hoje aprendi que não é”, contou Ana Clara, medalhista de prata da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
 
Após a obra, os “prefeitos por um dia” seguiram para visitar a Câmara dos Vereadores e aprenderam um pouco mais sobre o Poder Legislativo. A última parada foi no Paço Municipal, onde planejaram a planta de uma escola juntamente com a secretária de Educação, Nívea Marsili. 
 
No salão nobre da Prefeitura teve bate-papo com a vice-prefeita Sandra Conti sobre quais são as atribuições do cargo. Valdir Júnior, que sonha em ser jornalista, aproveitou para entrevistá-la sobre como é ser mulher na política. “Jornalista explora várias áreas, fala sobre diversos assuntos. Eu gosto disso”, comentou o desenhista selecionado no concurso da Paz do Lions Clube Internacional de São Vicente.
 
Para fechar o dia com chave de ouro, os alunos assinaram um termo de compromisso de reformas nas praças dos Ambientalistas (Jardim Rio Branco), Bernardino de Campos (Centro) e Alcides de Araújo (Catiapoã), com o objetivo de tornar os espaços mais atrativos para o público infantil. 
 
Kayo Amado aproveitou a oportunidade para entregar certificados de “prefeitos” para os estudantes. “Foi uma experiência muito enriquecedora e bonita. Afinal, o Dia do Prefeito tem como intuito resolver problemas, assim como todos os outros dias. A ação é para conectar a Educação e fazer com que os jovens sejam mais empoderados e queiram conhecer o lado político e democrático da sociedade”, afirmou.
 
Por Marian Cursino e Isabella Paschoal

Álbum de Fotos