Expansão de VLT para Área Continental está mais próxima

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Vice-governador Márcio França assinou nesta quinta (4) autorização de publicação do edital de contratação de projetos básico e executivo

O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, assinou na manhã desta quinta-feira (4) o documento que autoriza a publicação do edital de contratação dos projetos básico e executivo para recuperação e ampliação da ponte A Tribuna, sobre o Canal dos Barreiros. A cerimônia foi realizada na Estação Porto do VLT, em Santos, com a presença de diversas autoridades.

A reforma da ponte, que proporcionará expandir o acesso do Veículo Leve sobre Trilhos no trecho Barreiros-Samaritá, é necessária para assegurar a transposição do canal interligando a Área Insular com a Área Continental. Atualmente, a ponte suporta apenas o tráfego de veículos automotores.

Apesar das más condições atuais, a estrutura da ponte não está condenada. O projeto executivo está orçado em R$ 2,3 milhões. Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, as composições passarão na linha férrea desativada rente à ponte, atendendo à área continental da Cidade, com cerca de 120 mil habitantes.

“É uma região que tem necessidade de melhora na questão da mobilidade, e o VLT vai ao encontro disso. Tenho certeza de que essa obra atenderá à necessidade que a Cidade tem”, avaliou o prefeito Pedro Gouvêa. Quanto à integração tarifária do transporte público municipal, a questão será trabalhada com os permissionários, em conjunto com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans). “Existem algumas etapas a serem superadas, mas a previsão é de conseguir viabilizar esta questão ainda em 2018”.

Atualmente, são aproximadamente 30 mil usuários no sistema. “Com a expansão para a Área Continental, nós temos certeza de que esse número aumentará muito, o que tornará o VLT muito mais viável economicamente. Quando se oferece um transporte de qualidade como este, automaticamente há a migração de outros modais para o VLT”, completa.

Além da assinatura, foram entregues três estações com portas de plataforma – Antonio Emmerich, Nossa Senhora das Graças e José Monteiro. As portas de plataforma são telas situadas na borda do local de embarque de usuários. O equipamento protege a via férrea e tem uma das portas com movimento de abertura e fechamento sincronizado com os dispositivos do veículo.

Entre as várias funções, elas organizam o trânsito de passageiros, melhoram o controle climático da estação e aumentam a segurança, ao impedir que pessoas não autorizadas entrem nas plataformas. Já as estações Itararé e João Ribeiro terão a instalação do equipamento até o fim de janeiro.

Nesta semana, entrarão em operação mais duas composições, totalizando 22 veículos. Também foram entregues veículos auxiliares, entre eles o Locotrator, um trator de manobra para rebocamentos e manobras do VLT e de outros veículos auxiliares de manutenção nas vias principais e pátios de manutenção e estacionamento; um caminhão rodoferroviário, para transportar cargas do pátio de manutenção para a linha do VLT e vice-versa.