Primeiro ensaio da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente será nesta segunda-feira (27)

Compartilhe!

1 curtiu


Espetáculo, que chega a 36ª edição, será realizado de 19 a 25 de janeiro


Mais de 1,2 mil artistas da comunidade vicentina terão nesta segunda-feira (27) o primeiro contato com o enredo da 36ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. A partir das 19 horas, será realizado no ginásio do Jepom (Avenida Martins Fontes, 375 – Catiapoã) o ensaio inicial da edição de 2018 do maior espetáculo em areia de praia do mundo.

Segundo a Secretaria de Cultura (Secult), o intuito é familiarizar os atores e produtores do espetáculo à narrativa, que em 2018 destacará os bons frutos da Cidade. Os ensaios passarão a ser diários entre 2 e 13 de janeiro de 2018 (exceto aos domingos), sempre às 19h, também no ginásio do Jepom.

O secretário municipal de Cultura, Fábio Lopez, destaca que entre os dias 15 e 18 de janeiro os ensaios serão realizados na arena da Praia do Gonzaguinha. “Teremos mais de 1,2 mil pessoas envolvidas no espetáculo, seja atuando, seja nos bastidores. O povo vicentino abraçou esse espetáculo de tal forma que hoje não há como negar que o grande elenco é a principal estrela da Encenação”.

A Secult espera receber mais de 30 mil pessoas nos dias de espetáculo, que em 2018 irá de 19 e 25 de janeiro, às 20 horas, em uma arena montada na Praia do Gonzaguinha.

Roteiro – Roberto Marchese será, mais uma vez, o diretor da atração. Segundo ele, além de remeter à fundação da primeira vila do País – com personagens históricos, como Martim Afonso, João Ramalho, Tibiriçá e a Índia Bartira – o espetáculo destacará os bons frutos gerados em São Vicente ou que tenham relação com a Cidade.

“Contaremos, por exemplo, a história do Padre André de Soveral, nascido em São Vicente e que foi martirizado no Rio Grande do Norte. Este ano, o religioso foi canonizado pela Igreja Católica, tornando-se o primeiro santo da nossa Região. A partir dessa história, resgataremos vários bons frutos da Cidade”, comenta o diretor.

Ainda conforme Marchese, o espetáculo de 2018 tem relação com as duas últimas edições. “É uma trilogia, que começou em 2016, no Instituto Histórico e Geográfico, com o tema Resgate. Este ano, falamos na Reconstrução da Cidade. Agora, o enredo está baseado nos Bons Frutos. Estamos trabalhando em cima da autoestima do povo vicentino”, justifica.

Encenação – A primeira apresentação do espetáculo aconteceu em janeiro de 1982 em um cercado na Praia do Gonzaguinha, em comemoração aos 450 anos da Cidade. O espetáculo ganhou corpo até que, em 1998, com investimentos do Governo Federal, foi ampliado, recebendo uma infra-estrutura maior e passando a abrigar artistas de renome nacional.

Já passaram pela encenação da Vila de São Vicente artistas famosos, como Ricardo Tozzi, Rafael Zulu, Oscar Magrini, Armando Babaioff, Júlio Rocha, Camila Morgado, Carlos Casagrande, Nuno Leal Maia, entre outros.