Projeto aconteceu na quinta-feira (26) para crianças de 5 e 6 anos
Crianças e brinquedos já são sinônimo de diversão. Imagine juntar isso para ensinar os pequenos o funcionamento de um hospital. Foi exatamente o que estudantes de medicina da Unimes, em parceria com a ONG IFMSA Brasil, fizeram com os alunos da EMEF Constante Luciano Clemente Houlmont (Av. Antonio Emmerich, 504 – Vila Valença) nessa quinta-feira (26).
Consultório, centro cirúrgico, salas de vacina, medicação, gesso e raios-X… Todos esses setores foram representados nessa grande aula para as crianças, oferecida com toda a atenção pelos futuros médicos que detalharam a função de cada ala. Os pequenos ganharam luvas, máscaras, roupas de centro cirúrgico e cuidaram de seus pacientes: ursinhos de pelúcia e bonecas.
A diretora Fernanda Morato comenta que as crianças estavam muito animadas para participar do projeto “eles estão trazendo os brinquedos durante toda a semana. Estão ansiosos para cuidar dos ursinhos.” Ela comenta que a importância de ações como essa é desmistificar a figura do médico. “Conforme se faz projetos como esse eles vão perdendo o medo”, conclui.
“Inserir a criança no mundo da medicina e tirar o medo do médico, além de orientar a importância da visita ao médico e da vacina”, explica o coordenador da ONG IFMSA Unimes, Alexandre Catena Volpe sobre a importância do projeto Hospital do Ursinho.
Volpe também explica que os futuros profissionais explicam para as crianças cada parte do circuito e o porquê de cada procedimento.
Sobre a expectativa da ação na escola de hoje, ele declara que “queremos que as crianças entendam o motivo de tomar vacina e porque é necessário ir ao pediatra.