Gincana encerra "São Vicente sustentável" com 23 mil quilos de garrafas PET recolhidas

Compartilhe!

Curtir


Alunos da rede municipal participaram do evento nesta sexta-feira (6)


Uma competição onde todos venceram. Esse espírito de solidariedade foi a marca do projeto “São Vicente Sustentável”, encerrado nesta sexta-feira (6) com uma gincana envolvendo alunos de cinco escolas municipais e o saldo de 23 mil quilos de garrafas PET recolhidas (material que leva 750 anos para se decompor e, quando descartado de forma inadequada, pode causar danos à fauna).

Com a mensagem plantada no interior de cada criança presente, o evento começou às 10h, no Clube de Regatas Tumiaru (Praça Coronel José Lopes, 167 – Centro).

Identificadas pelas cores verde, amarelo, azul, branco e vermelho, as equipes abriram a programação com um desfile, empunhando estandartes temáticos confeccionados pelos próprios estudantes. Houve produção de redação, apresentação artística, criação de uma mascote com materiais recicláveis entre outras brincadeiras. As equipes ganharam pontuação conforme a quantidade de itens arrecadados, somada às demais tarefas.

Destaque – De todas as provas, a que mais se destacou levando o público à loucura foi a de coreografias. Todos os grupos trouxeram uma apresentação que misturava a dança com uma mensagem de preservação do meio ambiente. Entre os ritmos escolhidos pelos alunos, o hip hop esteve presente em praticamente todas as performances.

Santiago Dias, aluno do ensino fundamental, afirmou estar muito emocionado com a energia presente na competição e que agora tentará dar um destino diferente para os “restos” da sua casa. “As garrafas pet podem virar vasinhos de flores para a minha mãe, além de reciclar, vamos ajudar a natureza.”

As unidades escolares tiveram um mês para recolher garrafas PET, retiradas e contabilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam).

“Sinto muito orgulho em dizer que lá em casa são meus filhos que me fiscalizam quanto à conscientização ambiental. Eles nasceram e estão sendo criados em uma época na qual esses valores estão muito mais presentes; e são em pequenos gestos que percebo isso”, comentou o prefeito Pedro Gouvêa.

“Este projeto vai fazer com que os alunos possam discutir e debater dentro das escolas e em casa a questão da sustentabilidade. Tenho certeza que todos vamos sair conscientes da nossa responsabilidade de preservar o meio ambiente e de tornar São Vicente um lugar mais limpo”, afirmou a Secretária de Educação, Eugênia Marcondes.

Segundo a gerente de marketing da TV Tribuna, Rosangela Barreiro, o evento é de extrema importância. “Estamos conscientizando e plantando uma sementinha muito boa nas crianças que são o futuro do País”.

A Gincana Estudantil reuniu a juventude e a comunidade em um evento cultural, artístico e sustentável que teve o objetivo de fortalecer e estreitar a relação entre diretores, professores, pais e alunos com a ênfase de preparar e educar as crianças e jovens para um futuro melhor.

O evento é uma realização da TV Tribuna, com patrocínio da Terracom, Construtora Zimaro, Pizza Crek e Venturine Móveis & Projetos. Apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente.