Voluntários começam a atuar no Parque Ecológico segunda (19)

Compartilhe!

2 curtiram


Programa foi lançado nesta sexta (16) com a presença dos inscritos

Quero ingressar nessa profissão e evoluir. Amo os animais”. Foi o que garantiu Monique Souza Benedito, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio e moradora do Rio Branco, Área Continental de São Vicente, após o lançamento do Programa de Voluntariado do Parque Ecológico Voturuá na manhã desta sexta-feira (16). A jovem está entre os 21 inscritos e atuará na área de veterinária.

Quem também comemorou a conquista e não escondia a ansiedade foi Flávia Rocha dos Santos Brito, 21 anos, estudante de 6º semestre de biologia. Moradora do Guarujá, ela afirma que possui “as melhores expectativas do programa, pois considera um trabalho bem legal e o melhor disso é colocar em prática o aprendizado na faculdade”.

A colega de turma, Wanessa Andrade Pires, 20 anos, que mora em Santos, concorda com Flávia e diz que o contato com a natureza é muito bom, além de ganhar experiência na área. “Será enriquecedor o contato com os animais e plantas”.

Morador do Catiapoã, Fernando Gomes, 44 anos, realizará trabalho de jardinagem e de auxiliar de veterinária e “quer aprender muito sobre o meio ambiente”.

Lançamento ­– O evento contou com a presença do secretário de Esportes, Turismo e Lazer (Sesportur), Amauri Alves, que também é titular da Secretaria de Cultura (Secult) do Município, encerrou a cerimônia parabenizando a iniciativa e os profissionais que trabalham no Parque para preservação do patrimônio, que segundo ele, “não é da Prefeitura, mas sim de cada morador da Cidade e também de todos que de uma forma ou de outra são ligados ao parque”.

A equipe de profissionais do Parque também deu as boas vindas aos novos integrantes. A veterinária Sandra Perez ressaltou a importância dessa mão de obra. “O papel de vocês como doadores de tempo, de suas habilidades é muito importante para todos nós”.

A bióloga Carla Cerqueira disse que o trabalho voluntariado no parque, além de ser um aprendizado para os envolvidos, o amor de cuidar dos animais também é muito importante. “O zoológico tem como papel principal preservar as espécies e vocês estão contribuindo para isso”.

Todos os voluntários receberam camisetas do programa.

Programa – Por meio do Decreto 4375-A, de 13 de julho de 2016, foi criado o Programa de Voluntariado do Parque Ecológico Voturuá (PEV), destinado a proporcionar condições para que pessoas interessadas em prestar serviço voluntário exerçam sua cidadania, desenvolvendo atividades em prol do meio ambiente. O voluntário, por determinação legal, não será remunerado e não possuirá vínculo trabalhista com a entidade para a qual presta seus serviços.

Com duração de três meses, o programa oferece oportunidade de experiência nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Ambiental, Medicina Veterinária, Turismo e Jardinagem. Estão disponíveis vagas nos períodos da manhã e tarde (dependendo do setor).

O Parque fica na Avenida Anita Costa, s/nº e funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.