Jogo de perguntas e respostas prepara alunos para a Prova Brasil

Compartilhe!

2 curtiram
Competição acontece em dois dias no Sest Senat, nos períodos da manhã e tarde

Melhorar o desempenho dos alunos de 5º e 9º ano. Esse é o objetivo do jogo de perguntas e respostas que a Secretaria de Educação (Seduc) elaborou para encerrar o ciclo de preparação dos alunos para a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil). O primeiro dia de competição foi realizado nesta terça-feira (26) no Sest Senat (Praça Adalberto Panzan, 151 – Cidade Náutica), em dois horários das 8 às 12 e das 14 às 18.

Nesta terça-feira, os destaques ficaram com representantes das escolas Emef Prefeito Jonas Rodrigues, no período da manhã, e Emef Professor Octávio de Cesare, no período da tarde, ambas já classificadas para a final, que será realizada na quarta-feira (27).

No primeiro dia de quiz, apenas alunos do 5º ano participaram. Já nesta quarta-feira, no período da manhã, acontecem as eliminatórias para os alunos do 9º ano.  À tarde, ocorrem as finais para os estudantes das duas séries.

A competição é realizada no melhor estilo “passa ou repassa”, as escolas competem entre si com questões tiradas das edições passadas da Prova Brasil. Cada unidade participa com dez alunos. Ao todo participam 460 alunos de 46 escolas diferentes.

Planejamento – A diretora de Educação Básica, Denise Barbosa, destaca a preparação com a equipe para que os alunos tivessem esse subsídio para fazer a avaliação. Ela conta que além do trabalho com professores, também houve uma atenção com os diretores para que eles pudessem saber a importância da avaliação e como é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela explica que esse índice é calculado pelos resultados da avaliação multiplicados pelo fluxo dos alunos, que é a taxa de retenção. “Às vezes preparamos muito bem os alunos para a avaliação, mas se reprovamos muitos alunos naquela escola, o índice do Ideb cai”, complementa.

Ela também destacou a preparação que foi feita com os professores e alunos durante desde março. “Nós nos reuníamos com os professores e juntos definimos o que seria aplicado de conteúdo aos alunos e ao fim daquele ciclo de matérias eles faziam um simulado. Essa foi uma forma de prepará-los para lidar com um novo formato de questões, porque às vezes o aluno sabe o conteúdo, mas nunca viu a questão daquele jeito”. O último simulado com os conteúdos apresentados no ano letivo será realizado na segunda semana de outubro.

Sobre a expectativa para a Prova Brasil, Denise está confiante “Estamos plantando a semente, e esperamos que ainda esse ano se possa alcançar resultados satisfatórios”, finaliza.

Prova Brasil – é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nos anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas.