De maneira lúdica, Seduc de São Vicente prepara alunos para a Prova Brasil

Compartilhe!

Curtir
Jogo de quiz acontece nos dias 26 e 27 no Sest Senat

A Secretaria de Educação, visando melhorar o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), realiza nos dias 26 e 27 de setembro um jogo de perguntas e respostas que tem por objetivo divertir e ensinar. A competição que marca o fim de uma preparação de cinco meses dos alunos para a avaliação, acontece no Sest Senat (Praça Adalberto Panzan, 151 – Cidade Náutica), em dois horários das 8 as 12 e das 14 as 18.

Na competição, no melhor estilo “passa ou repassa”, as escolas competem entre si com questões tiradas das edições passadas da Prova Brasil. Cada unidade participa com dez alunos. A gincana acontece em duas etapas: eliminatórias e final. Na terça-feira (26), nos dois períodos competem os alunos do 5º ano, já na quarta-feira (27), no período da manhã é a vez dos alunos do 9º e na tarde desse mesmo dia acontece a grande final com os melhores escolhidos nas duas etapas anteriores. Ao todo participam 460 alunos de 46 escolas diferentes.

A aplicação da Prova Brasil segue o calendário MEC e começa a partir de 16 de outubro, porém as datas para São Vicente ainda não foram definidas.

Planejamento – A diretora de Educação Básica, Denise Barbosa, destaca a preparação com a equipe para que os alunos tivessem esse subsídio para fazer a avaliação. Ela conta que além do trabalho com professores, também houve uma atenção com os diretores para que eles pudessem saber a importância da avaliação e como é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela explica que esse índice é calculado pelos resultados da avaliação multiplicados pelo fluxo dos alunos, que é a taxa de retenção. “Às vezes preparamos muito bem os alunos para a avaliação, mas se reprovamos muitos alunos naquela escola, o índice do Ideb cai”, complementa.

Ela também destacou a preparação que foi feita com os professores e alunos durante desde março. “Nós nos reuníamos com os professores e juntos definimos o que seria aplicado de conteúdo aos alunos e ao fim daquele ciclo de matérias eles faziam um simulado. Essa foi uma forma de prepará-los para lidar com um novo formato de questões, porque às vezes o aluno sabe o conteúdo, mas nunca viu a questão daquele jeito”. O último simulado com os conteúdos apresentados no ano letivo será realizado na segunda semana de outubro.

Sobre a expectativa para a Prova Brasil, Denise está confiante “Estamos plantando a semente, e esperamos que ainda esse ano se possa alcançar resultados satisfatórios”, finaliza.

Prova Brasil – é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nos anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas.