EMEF Carolina Dantas recebe ação da campanha Setembro Amarelo

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Alunos encenaram peça de teatro e assistiram à palestra sobre valorização da vida


Em setembro, a cor amarela ganha outro significado. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. Além de expor temas considerados tabus, como bullying e depressão.

Pensando nisso, a ação “Valorização da Vida” chega ao fim, na EMEF Carolina Dantas, no bairro Catiapoã. Os alunos realizaram a peça de teatro “O destino é a gente quem faz”, abordando o preconceito. O texto é inspirado na literatura de cordel e retrata a fome, a seca e a busca por uma vida melhor – como pano de fundo, um romance proibido.

O tema foi escolhido pela professora de teatro Gabriela Capparelli, pois muitos alunos têm descendência nordestina. “Na peça, nós quisemos mostrar o quão bonita é a cultura desse povo”. Ela destaca a importância de levantar essas questões para adolescentes desta faixa etária (15 a 17 anos), contribuindo para a formação da cidadania. A arte é uma das ferramentas neste processo.

Tudo começou com a participação dos alunos do Carolina Dantas no Festival de Cenas Teatrais (Fescete) 2017, parte das atividades culturais oferecidas pelo Programa Novo Mais Educação, iniciado em abril desse ano. O grupo ficou em segundo lugar na categoria “Estudantil A”. Com figurinos simples feito por eles, um bom enredo e muita dedicação, a equipe Carolina mostrou que é possível passar uma mensagem positiva ao público.

E a resposta dos alunos não podia ser melhor: alguns deles relatam que, após a campanha, a visão deles mudou em alguns aspectos. É o caso do aluno Kaio Vinicius de Sousa, intérprete do personagem principal. Ele foi indicado como melhor ator no Fescete, e mostra orgulho pelo trabalho feito.

Além da peça, a unidade escolar recebeu uma palestra do Global Games, distribuidora de jogos. O objetivo foi conscientizar os adolescentes utilizando linguagem próxima. Lívia Simões Silveira, publicitária e representante da empresa, ressalta que é possível usar a cultura pop para além do entretenimento.  Outros assuntos como perigos da internet e ciberbullying foram abordados.

A escola não foi a única a receber ações. Desde abril, 16 unidades municipais foram contempladas com diversas iniciativas de valorização da vida, entre palestras, peça de teatro e bate papos. A Seduc criou a campanha em abril, após a disseminação do jogo “Desafio da Baleia Azul” e do seriado “Os 13 porquês”.

De acordo com a assessora pedagógica da Seduc, Renata da Silva Barbosa, jovens das escolas municipais se sentiram mais à vontade para expor questões tanto de âmbito escolar como familiar. “Os coordenadores também perceberam um melhor convívio entre os alunos”.