São Vicente realiza a 1ª Feira Inclusiva da Baixada Santista

Compartilhe!

Curtir
Evento foi realizado nesta sexta (24), no Complexo Esportivo Manoel Alves Barreto (JEPOM)



Com o objetivo de sensibilizar, informar e vivenciar experiências para uma sociedade que carece de conhecimentos sobre as capacidades das pessoas com deficiências, a Secretaria de Educação (Seduc) realizou nesta sexta (24) a 1ª Feira Inclusiva de São Vicente. O evento aconteceu no Complexo Esportivo Manoel Alves Barreto, o “JEPOM” (Av. Martins Fontes, 375, Bairro Catiapoã).

O Departamento de Educação Inclusiva atende aproximadamente 1.370 alunos de inclusão em unidades escolares e Entidades de atendimento especializado, na faixa etária de 0 a 52 anos.

A escolha do local para a realização da feira não poderia ter sido melhor: no JEPOM acontecem atividades voltadas ao público com necessidades especiais e toda o dinheiro arrecadado nesta sexta-feira com a venda de sucos e refrigerantes foi destinada à compra de um sistema de aquecimento para a piscina do complexo.

A secretária de Educação, Eugênia Marcondes, mostrou-se orgulhosa pela cidade ser pioneira deste tipo de realização. Prestigiando as apresentações de dança e de esportes, estavam presentes representantes de algumas cidades da baixada santista e da APAE de Santos.

“Acho interessante poder trazer o meu olhar para as pessoas que não são deficientes, e que talvez não convivam com um, de que também somos protagonistas, temos habilidades e competências. Porque às vezes ficamos um pouco de lado, mas agora somos vistos como participativos; e isso para o cenário de quem tem necessidades especiais é gratificante demais. Esse espaço do JEPOM também nos ajuda muito, pois sofremos com barreiras arquitetônicas”, afirmou a professora Ana Patrícia de Oliveira, da Educação Básica em São Vicente. Ela é cadeirante e isso não a impediu de ser a grande estrela da apresentação de dança da escola EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva.

Stands de projetos feitos pelos alunos durante o ano inteiro ficaram expostos na feira, além de parceiros que vieram de São Paulo com materiais para inclusão.