Artigo será apresentado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro em outubro
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Vicente (CMDCA) conquistou uma vaga no VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na America Latina hoje. O trabalho escrito por equipe do órgão foi selecionado para ser apresentado na iniciativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Com o título A interface do direito à cidade e dos direitos humanos no contexto da cidadania participativa, o trabalho aborda como os moradores podem usufruir da cidade de maneira isonômica e equilibrada. Essa prática tem como objetivo a sustentabilidade ambiental do território, a erradicação da pobreza, o fortalecimento da democracia, da igualdade e da justiça social.
As autoras do artigo escolhido são a presidente do CMDCA, Mara Sílvia de Souza Faria, a educadora Elisangela Moura e a assistente social Vanessa Gomes. Elas participarão do seminário que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro na UERJ. O projeto integra o Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC).
PROEALC – O Programa da UERJ é um centro de pesquisas, documentação, orientação de estudos e atividades de extensão pertinentes à América Latina e Caribe. Além de promover intercâmbio cultural e científico no campo do ensino e da pesquisa, ainda desenvolve debates, encontros, cursos e outras ações sobre temáticas do universo político, cultural e econômico dos países latino-americanos.