Governador visita futuras instalações do AME Mais em São Vicente

Espaço contará com 27 especialidades médicas e realizará baixa e média complexidades

Yoshio Magário

Compartilhe!

Curtir
São Vicente ganhará um novo equipamento de saúde em breve. Para fechar a semana de aniversário da Cidade, nesta sexta-feira (26), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-governador, Márcio França, e o prefeito Pedro Gouvêa realizaram a última visita técnica ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME Mais).

O espaço contará com 27 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oftalmologia, Dermatologia e Endocrinologia; e não médicas, como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. Também oferecerá exames diagnósticos e terapêuticos, como raios X, mamografia, ecocardiograma e colonoscopia. Será o único da região que, além de exames e consultas, realizará pequenas cirurgias. 

“O prédio ficou pronto. Já foi contratada uma OS (Oganização Social), a Seconci, uma das maiores que temos no Estado. A previsão de início de operação é até o final de março. É o serviço de saúde mais bem avaliado que temos. Ele vai melhorar a resolutividade das UBSs. Vai evitar a internação hospitalar, porque aqui farão cirurgias de pequena e média complexidade com anestesista”, comentou Alckmin.

Serão investidos R$5,2 milhões em equipamentos pelo Governo do Estado, responsável pela gestão. A previsão de custeio é de R$ 10,7 milhões em 2018. Após treinamento dos profissionais da área, quando ativado, a expectativa é de que o AME receba mensalmente 4,7 mil consultas médicas, 670 consultas não-médicas, 1,3 mil exames diagnósticos e cerca de 400 procedimentos cirúrgicos de maior e menor complexidades.

O prefeito Pedro Gouvêa ressalta a importância da unidade na Cidade. "É um esforço da nossa Cidade, em parceria com o Governo do Estado, para que possamos ter uma Saúde de qualidade. Esse AME Mais estará à disposição de toda a Região. São Vicente precisava de um equipamento como esse”.

O agendamento das consultas será feito pelos próprios postos de saúde do Município, de acordo com o sistema informatizado da Secretaria da Saúde. Quanto ao paciente submetido a cirurgias na unidade, na maioria dos casos, a alta médica será dada no mesmo dia.

A secretária municipal de Saúde, VeraLúcia Vasconcelos,ressalta que o AME atenderá à demanda de toda a região. “Esse AME é o equipamento de maior importância no Município. Ele não vai atender só os munícipes, mas também as nove cidades da Baixada Santista. Em breve estará servindo à comunidade”.
 
Fácil acesso - Desde a criação do projeto, outros espaços foram estudados para a instalação. O deputado estadual Caio França destaca a definição por uma localização estratégica. “A Presidente Wilson é uma avenida de fácil acesso, todos conseguem chegar, seja de ônibus, lotação ou condução própria”.
Distribuída em quatro andares, a unidade terá 13 consultórios, 18 salas para exames, duas salas cirúrgicas, uma sala de curativo, três salas de repouso com quatro leitos masculinos, quatro femininos e dois pediátricos, além de espaços de específicos para acolhimento, enfermagem erecuperação.
 

Álbum de Fotos