São Vicente inaugura mais uma casa para atendimento à população de rua

Unidade fica na Esplanada dos Barreiros

Compartilhe!

3 curtiram
             A Secretaria de Assistência Social (Seas) conta com mais um equipamento para auxiliar a população em situação de rua. A nova casa de acolhimento fica na Rua Caminho dos Barreiros, 74 - Esplanada dos Barreiros. O local oferece atendimento de assistentes sociais, psicólogos, alimentação e cuidados necessários para que as pessoas possam voltar à cidade de origem ou se reintegrarem à sociedade. A permanência na casa é de no máximo 30 dias. O local tem espaço para acolher cerca de 14 pessoas.
            “Temos a preocupação e a necessidade de ter mais uma casa, para que os acolhidos possam participar de cursos, aulas, atividades, e realmente busquem sua dignidade,  sua identidade e queiram realmente sair dessa situação e voltar a produzir na sociedade”, declarou a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes dos Santos Oliveira.
            Estrutura – O prefeito Pedro Gouvêa destacou a importância da acessibilidade em casas como essa. “Por recebermos aqui pessoas em todas as condições, esse local tem que oferecer essa acessibilidade para que quando alguém vir buscar ajuda possa achar todas as condições para recebe – lá.”
            Além desse novo equipamento, a secretaria de Assistência Social conta com mais dois locais especializados no atendimento dessa população. Um deles é o Centro de Referência        Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP (Avenida Capitão-mor Aguiar, 436 - Centro) que tem capacidade para 120 atendimentos por dia e funciona das 7h às 19h e conta com plantão 24 horas que pode ser acionado pelos telefones 9735 – 2448 ou 0800 77 00 706.
          Outro local disponibilizado é a casa de passagem (Rua Treze de Maio, 300 - Centro) com atendimento 24 horas por dia e capacidade para receber 40 pessoas. A estrutura conta com quartos – sendo um deles para pessoas com deficiência física, uma despensa, copa, sala de estar, sala de administração e área de serviço.
          Acolhimento - Para a Casa de Passagem abrigar pessoas em situação de rua, os educadores sociais fazem a abordagem e oferecem os serviços. O primeiro passo é realizar a identificação. São questionados se possuem familiares, documentação. Também é perguntado de onde veio, há quanto tempo está em situação de vulnerabilidade, entre outras questões feitas por profissionais no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
         Caso seja constatada a possibilidade do retorno à família ou à cidade natal, é ofertado o recâmbio. Depois, ele é encaminhado para a Casa de Passagem com um relatório da situação, onde a assistente social responsável elabora um plano de atendimento a partir de cada caso.
        Se o indivíduo residir em São Vicente, o plano é mais extenso, podendo incluir tratamento médico, psiquiátrico, exames, procura de trabalho e retorno aos estudos. Ele pode ficar na Casa até 90 dias.
       Quando ultrapassado este período e o morador de rua ainda não estiver adaptado, ele é encaminhado para a Casa de Estar. A permanência depende do cumprimento do plano de atendimento. Moradores de rua com mais de 60 anos de idade são transferidos para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, como o Lar Vicentino ou o Lar Cristão de Amparo ao Idoso.