O Carnaval já começou para os idosos do Lar Vicentino de Assistência à Velhice (Rua Carijós, 139 - Parque São Vicente). A tarde desta quarta-feira (31) foi de muita folia. Para Idalina Cavas, 82 anos, a animação relembrou os anos em que era dançarina de diversos estilos. Mesmo na cadeira de rodas devido a um AVC, ela não perde a vontade de aproveitar a vida: de maquiagem colorida e tiara de frutas, fez questão de curtir ao máximo. “Está tudo maravilhoso e estou me divertindo bastante. Sempre tem festa aqui. Não tenho do que reclamar, tudo é muito bom”, destacou.
O Carnaval antecipado aconteceu em um dia muito tradicional da casa: a comemoração dos aniversariantes do mês de janeiro. A brincadeira foi completada com confete, decoração e banda tocando as tradicionais marchinhas. O músico Cláudio Ricardo, que já anima voluntariamente as festividades do local há mais de 10 anos, mostrou-se gratificado. “Não existe pagamento maior que a gratidão deles.”
Outra pessoa fundamental para a realização do evento é a coordenadora dos voluntários, Simone Guimarães, que já atua na casa há seis anos. Ela começou a trabalhar no Lar Vicentino depois de se aposentar e, devido a um problema de saúde, desenvolveu depressão e decidiu que faria algo novo para superar a doença. “Cheguei aqui pensando em ajudar a mudar a vida de alguém, e eles que acabaram mudando a minha vida.”
DOAÇÕES - Presidente do Lar Vicentino, Nelson Ventura explica que o equipamento recebe subsídio da Prefeitura com a finalidade de manter os idosos encaminhados pelo próprio poder público. Porém, o espaço também acolhe idosos de maneira particular e ainda sobrevive de doações, destinadas aos assistidos mais carentes, mas que acabam ajudando os demais moradores.
Ventura também destaca a importância dos voluntários e orienta: “o candidato a colaborador precisa se inscrever e passar por uma entrevista com a assistente social, que irá definir em qual função aquela pessoa poderá ser mais útil”, detalha.
O vice-presidente Francisco Silva Corrêa falou da importância das contribuições para manter o a casa. “A população pode doar roupas, móveis para o bazar, alimentos, fraldas e produtos de higiene e limpeza. Pode trazer pessoalmente ou ligar para agendar a retirada”. O telefone de contato é o (13) 3468-5750.