Mulheres vicentinas conduzem tocha e fazem Juramento do Atleta do JORI

Escolha foi uma homenagem a medalhistas históricas da Cidade e ao Dia Internacional da Mulher

Compartilhe!

Curtir
Um dos momentos mais emocionantes dos Jogos Regionais do Idoso é a condução da tocha. Nesta 22ª edição, quatro mulheres da Cidade tiveram a honra de participar deste momento. A escolha foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Elas sempre fizeram a diferença, trouxeram medalhas e têm orgulho de competir por São Vicente. Merecem e muito”, explica o chefe da delegação da Cidade, Irapuan Ruas.

Uma das mais emocionadas era dona Idalina Terra, de 82 anos. Atualmente, se recupera de um AVC, está de cadeira de rodas, mas fez questão de participar. Antes do grande momento, tirou fotos e agradeceu cada gesto de carinho. Ela já foi nove vezes campeã regional e estadual de coreografia. “Fico honrada. A dança foi minha salvação e hoje, posso participar deste grande evento. Lembro principalmente de uma apresentação que fizemos com o tema ‘Homens de Preto’. Quando recebi a proposta, achei que era mentira. Hoje, estou segurando as lágrimas para fazer bonito”.

Idalina passou a tocha para dona Julieta Vidal Viana, de 87 anos, que defende as cores da Cidade há 10 anos. Medalhista no atletismo, a atleta mal sabe mensurar quantas conquistas já teve na carreira. “Estou confiante na medalha. Corro faz tempo e sempre falo: se não correr, cai. Levar a tocha é uma honra, nunca vou me esquecer desta oportunidade de poder representar todas as mulheres do atletismo”.

Glória Barreiros Lapa, de 81 anos, foi a terceira condutora. A cada passo, uma emoção. O público gritava e saudava o símbolo dos Jogos. Ela, que participa do JORI desde 2010, foi medalhista em todas as edições pela natação desde então. E não quer parar por aí. “Eu nado desde os 7 anos e esse Jori tem tudo para ser o melhor de todos, pois estou me realizando por fazer parte desta abertura”.

A condução final ficou na responsabilidade de Diva Bucciarelli, de 88 anos, responsável por acender a pira dos Jogos. Ela fez parte da equipe multicampeã de coreografia. Porém, mesmo com tamanha experiência, levar a tocha a deixou sem palavras. “Estou com nó na garganta, afinal, foram 14 anos na coreografia, 10 anos sendo campeã junto com minha amiga Idalina (primeira condutora da tocha). Se hoje cheguei nesta idade tão bem, é por causa da dança. Ela foi fundamental para minha saúde. Receber este reconhecimento depois de tanto tempo é muito gratificante”.

Antes das palavras das autoridades, o Juramento do Atleta do JORI foi feito por Diva Pereira, de 83 anos. Jogadora de buraco há quase 20 anos, ela destacou o peso da responsabilidade. “Estou honrada em representar mais de 2 mil pessoas, é gratificante”. 

Fotos disponíveis no Flickr: https://www.flickr.com/photos/fotosdesaovicente/albums/72157694233308165