Oficinas Culturais recebem contador de histórias do México

Compartilhe!

Curtir


Contos alertam crianças para aprender a gritar em situações de perigo


Um grupo teatral mexicano apresenta contação de histórias na próxima segunda (10), em São Vicente. O espetáculo tem como objetivo fazer o público infantil refletir e aprender a gritar em situações de perigo. A realização é do Grupo Macarrones, em parceria com a Cia Loucotoches, e tem apoio da Secretaria da Cultura. A entrada é gratuita. O evento acontece às 15h nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã).

A apresentação será em português. A seleção de contos pretende sensibilizar o público sobre a situação em que muitas pessoas desfavorecidas vivem todos os dias. Por exemplo, as crianças de rua, os menores que trabalham, os que sempre têm fome o os que sofrem abuso.

Apesar de tocar em temas cruéis da sociedade, os contos são lúdicos e convidam as crianças a participar das histórias, sobretudo a refletir sobre os conteúdos, estimulando o pensamento crítico. Um dos propósitos da seleção de contos é alertar as crianças sobre possíveis situações de perigo para que aprendam a gritar quando for necessário.

Grupo Macarrones – Formado por atores, contadores de histórias e promotores de leitura que buscam por meio das palavras, escritas ou faladas, fazer conhecer histórias da vida cotidiana e da literatura universal. A equipe está em busca constante para criar uma nova linguajem para os contadores de histórias, propondo uma visão mais fresca da narração oral no México.

Contador de histórias – César Rincón é licenciado em Letras pela Unidad Académica de Letras de La Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ), formado em Gestão e Produção Cênica e Atuação e em Dramaturgia do Ator pelo Instituto Nacional de Bellas Artes. Atualmente realiza mestrado em Artes Cênicas na Universidad Veracruzana no México. Participa como contador de histórias em festivais nacionais e internacionais em seu país. Integrou o Programa de Estímulo a la Creación y Desarrollo Artístico de Zacatecas (2013-2014), dirigindo o espetáculo de teatro de objetos Los Niños que no Teían Color. Em 2014 fez parte do programa da UNAM “Regaladores de Palabras”. Ele também dirigiu vários trabalhos de contadores de histórias.

No Brasil ministrou aulas de teatro na Casa do Caminho, organização não governamental que protege crianças carentes e órfãos, onde também desempenhou o papel de contador de histórias. César Rincón criou e coordena os Foros Permanentes de Narração Oral do Estado de Zacatecas, no México.