Secretaria da Cultura realiza atendimento a artesãos na segunda (15)

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Serviço compõe o processo para obter a carteira de identificação do artesão


A Secretaria da Cultura de São Vicente (Secult) realizará o seu novo atendimento a artesãos da Cidade na próxima segunda-feira (15), das 14 às 17h, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã). O serviço compõe o processo para obter a carteira de identificação do artesão, pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).

Os artesãos são avaliados por profissionais da Secult capacitados enquanto representantes municipais da Sutaco. Eles confeccionam peças durante a fase de teste. São tricôs, crochês, bordados e tapeçarias. Também há objetos com material reciclado, como garrafas pet, discos e lacres de latinhas de alumínio. Os produtos envolvem artigos de decoração de casa e para uso pessoal. O resultado da avaliação é encaminhado para o órgão estadual.

É preciso aguardar de 30 a 35 dias para receber a carteira de identificação. O documento credencia o artesão como profissional, além de poder participar de feiras e capacitações realizadas pela Sutaco. De acordo com a Secult, a carteira de identificação é importante para a divulgação dos profissionais e incentivar o projeto de geração de trabalho e renda. Há casos que o artesão apenas pode expor suas produções com esse documento em outras cidades.

Os testes acontecem mensalmente nas Oficinas Culturais. Os interessados devem agendar as avaliações pelo telefone 3468-3686. Os documentos necessários são carteira de Identidade – original e cópia; CPF – original e cópia; comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou envelope dos Correios com carimbo) – cópia; e uma fotografia 3×4.