Secult promove novo teste para obter carteira da Sutaco

Compartilhe!

1 curtiu


Artesãos apresentarão peças para comissão da Secretaria da Cultura na segunda (27)


Mais trabalhos manuais produzidos por artesãos de São Vicente serão avaliados na próxima segunda-feira (27). O objetivo é obter a carteira de identificação da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Realizada pela equipe da Secretaria da Cultura (Secult), a avaliação acontecerá das 14 às 17h nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã).

Para obter o documento que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão deverá fazer o seguinte procedimento:

1 – Demonstrar ofício diante da Comissão Técnica da Secult para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação;

2 – Comparecer às Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho no dia do teste para entrevista e avaliação do artesanato produzido;

Obs: O agendamento não garante que o artesão será cadastrado; a avaliação da Comissão Técnica será decisiva para a efetivação do seu cadastro.

3 – Apresentar no dia do teste:

– Carteira de Identidade – original e cópia;
– CPF – original e cópia;
– Comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou envelope dos Correios com carimbo) – cópia;
– Uma fotografia 2×2 ou 3×4 colorida, atual e sem uso.

4 – Realizar o teste de confecção para avaliação do artesanato. Portanto, o artesão deverá levar também:

No mínimo, três trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para se confeccionar uma peça de cada técnica para o teste.

Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, é necessário levar peças em três fases diferentes do processo de confecção, ou seja: uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. Contudo, o artesão deverá completar uma das fases na presença da Comissão Técnica, preferencialmente.

Obs.: A Comissão Técnica da Secult representando a Sutaco pode solicitar uma visita técnica ao local de trabalho do artesão.

Os interessados em participar dos próximos testes, devem fazer o agendamento pelo telefone 3468-8636 e comparecer às Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho. A emissão da carteirinha é gratuita.

Instituição – A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que oferece oportunidades de geração de renda aos artesãos e promove o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. A Sutaco ainda coordena o Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no estado de São Paulo.

Atuação – Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão, a Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso ao microcrédito (Banco do Povo) e orientação técnica e jurídica.