Artesãos realizam teste para obter carteira da Sutaco

Compartilhe!

1 curtiu


Comissão avalia peças confeccionadas nas Oficinas Culturais


Aproximadamente 30 artesãos de São Vicente apresentaram trabalhos manuais no teste da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) nesta segunda-feira (13). O processo para obter a carteira de identificação do artesão ocorreu nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho. Realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a próxima avaliação está prevista para o dia 27.

Os artesãos são julgados por profissionais da Secult capacitados pela Sutaco. Eles confeccionam peças durante a fase de teste. São tricôs, chochês, bordados e tapeçarias. Também há objetos com material reciclado, como garrafas pet, discos e lacres de latinhas de alumínio. Os produtos envolvem artigos de decoração de casa e para uso pessoal.

Em seguida, o resultado da avaliação é encaminhado para o órgão estadual. É preciso aguardar de 30 a 35 dias para receber a carteira de identificação. O documento credencia o artesão como profissional, além de poder participar de feiras e capacitações realizadas pela Sutaco.

De acordo com a Secult, a carteira de identificação é importante para a divulgação dos profissionais e incentivar o projeto de geração de trabalho e renda. Há casos que o artesão apenas pode expor suas produções com esse documento em outras cidades.

Os testes acontecem a cada 15 dias nas Oficinas Culturais. O próximo está previsto para o dia 27, das 14 às 17h. Os interessados devem agendar as avaliações pelo telefone 3468-3686. Os documentos necessários são carteira de Identidade – original e cópia; CPF – original e cópia; comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou envelope dos Correios com carimbo) – cópia; e uma fotografia 3×4.